Vasco entra em recuperação judicial às vésperas de semi contra Flamengo

No início da semana que marca o segundo Clássico dos Milhões de 2025, desta vez no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca, o Vasco tomou uma decisão muito importante para a história do clube. Nesta terça-feira (25), o Cruzmaltino anunciou que deu entrada em um pedido de recuperação judicial na última segunda.
➕ Flamengo deve ter reforço de trio para semi contra Vasco
O pedido serve tanto para o VascoSAF quanto para o clube social, e a fase de mediações já aconteceu. O objetivo, evidentemente, é conseguir reequilibrar as contas do Cruzmaltino, que convive há pelo menos duas décadas com uma situação financeira insustentável e péssimos resultados esportivos.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"A recuperação judicial é fundamental para aumentar a segurança jurídica, criando um cenário de previsibilidade e estabilidade financeira, favorável para atrair novos investidores e, eventualmente, uma futura negociação pautada pela responsabilidade. O CRVG e a VascoSAF reafirmam que as operações do dia a dia e os investimentos no futebol continuarão, assim como o pagamento em dia dos salários dos profissionais, atletas e demais obrigações", garantiu o Vasco.
Com os cofres profundamente combalidos, o Vasco vem lidando com uma realidade difícil há muitos anos. Além dos rebaixamentos para a Série B do Campeonato Brasileiro e a falta de títulos de expressão, o Cruzmaltino viu a freguesia para o Flamengo disparar, com apenas duas vitórias nos últimos 30 jogos entre os times.
A última taça levantada pela equipe de São Januário foi o Carioca de 2016. Desde então, a torcida cruzmaltina não voltou a comemorar títulos. Confira a nota oficial na íntegra abaixo, assinada pelo presidente Pedrinho:
"O Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG), reiterando seu compromisso com a transparência e o respeito a toda comunidade vascaína, informa que deu entrada no pedido de recuperação judicial da VascoSAF e do CRVG na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Após concluir com êxito a etapa das mediações, é hora de a instituição avançar para a próxima fase. A recuperação judicial é fundamental neste momento, uma vez que reforça o comprometimento com o presente e o futuro do Vasco da Gama.
A reestruturação, iniciada em junho de 2024, tem como objetivo restabelecer, efetivamente, a saúde financeira do Club e da SAF. Esse processo segue contando com o suporte da Alvarez & Marsal e de renomados escritórios de advocacia altamente especializados.
A recuperação judicial é fundamental para aumentar a segurança jurídica, criando um cenário de previsibilidade e estabilidade financeira, favorável para atrair novos investidores e, eventualmente, uma futura negociação pautada pela responsabilidade.
O CRVG e a VascoSAF reafirmam que as operações do dia a dia e os investimentos no futebol continuarão, assim como o pagamento em dia dos salários dos profissionais, atletas e demais obrigações.
Decisões difíceis, mesmo quando amargas e impopulares, não diminuem a convicção e determinação da atual administração de enfrentar esse desafio de maneira firme e responsável. Ou se encara a realidade, ou corre o risco de seguir repetindo os mesmos erros do passado.
As informações sobre o processo de recuperação financeira serão atualizadas através dos canais oficiais de comunicação."