Varela passa de problema a titular importante, segundo jornalistas

27/02/2024, 08:57
Varela tenta dominar a bola em jogo do Flamengo; Torcedores rasgaram elogios ao atleta por atuação contra o Fluminense

O problema do Flamengo com a posição de lateral-direito vem se arrastando nos últimos anos. Mas após a saída de Rodinei, com péssimas atuações de Wesley, Matheuzinho e Varela, que oscilaram em 2023, ficou ainda mais evidente. Por isso, se tornou o principal problema da equipe. Mas em 2024, isso parece estar sendo solucionado.

Isso porque o uruguaio Guillermo Varela está retomando sua confiança com o técnico Tite. De problema, a posição de lateral-direito passou a ter um nome no Flamengo e as alternâncias entre as opções diminui. Varela começa a ter regularidade e para alguns comentaristas do GE, um importante titular para a equipe.

Atuação de Varela no Fla x Flu repercute entre torcedores

Conrado Santana lembra que posição é difícil no mercado

Comentarista do GE, Conrado Santana comenta que existem diversos times na Europa sem um lateral-direito de ofício. Ou seja, é um problema mundial e o mercado não está repleto de jogadores da posição. A regularidade de Varela o coloca como um bom titular no esquema de Tite.

“Acho que a lateral direita do Flamengo não segue o padrão estelar do resto do time, das outras 10 posições. Mas isso é um problema mundial. Você vê times gigantes na Europa que às vezes nem tem lateral no elenco. No Real Madrid o Carvajal não joga ou está machucado, joga o Lucas Vázquez. Tem vários exemplos pelo mundo que não é a principal posição, é um problema mundial na lateral, não é fácil achar. Dito isso, acho que o Varela pode se beneficiar muito e deixar de ser essa dor de cabeça para ser um cara regular. Jogador nota 6,5, nos bons momentos nota 7, com o novo esquema do Tite”, diz, antes de complementar:

“O Varela nesse começo de temporada, principalmente nos últimos jogos, está indicando para isso: ser o lateral correto, nota 7, acho que isso pode ser o suficiente”, finaliza.

Rafaelle Seraphim diz que a lateral direita não é mais um problema para Tite

A jornalista Rafalle Seraphim também deixou sua opinião. A profissional afirma que a posição não é mais um problema para Tite, principalmente pela qualidade do resto da equipe.

“Com toda qualidade do elenco e da forma como o Tite encontrou a consistência defensiva tão importante nos seus esquemas, a lateral direita não é mais um problema”, crava.

A comentarista analisa ainda as opções de Tite para a posição e fala como Varela se encaixa melhor.

“É um setor que tem duas peças com características distintas para diferentes situações de jogo e de esquema tático. Hoje, o Varela é quem compõe melhor o elenco, de acordo com a formação do Tite, com dois pontas abertos. É um lateral que prefere desempenhar as funções defensivas do que avançar pelo corredor. Com Luiz Araújo na ponta, o Varela pode explorar mais o jogo do meio para trás, sendo importante em recomposição, proteção de corredor e início de jogadas a partir da saída de bola com os zagueiros”, opina.

Para Pedro Moreno, lateral-direito passou de problema a solução

O jornalista Pedro Moreno foi além na sua análise. Comentarista do SporTV, Pedro afirma que a posição não só deixou de ser um problema para o Flamengo, como se tornou uma opção de solução para jogos importantes que o clube terá pela frente em 2024.

“O Flamengo conseguindo manter regularmente o equilíbrio apresentado nesse início de temporada, certamente a lateral direita não só deixará de ser uma dor de cabeça, como será potencializada e poderá ser solução em vários jogos”, comenta.

Rodrigo Coutinho exalta evolução de Varela

Coutinho, por sua vez, destacou que além do encaixe com Tite, a evolução do jogador foi crucial para que esse momento de elogios chegasse. Para Rodrigo, “esse Varela está muito mais próximo daquele que foi a um Mundial com o Uruguai”. No entanto, o profissional destaca também que a organização da equipe ajudou no crescimento do estrangeiro.

“Acho que o início de ano do Varela serve para mostrar a diferença que faz um time organizado, e um jogador com confiança e sequência”, finaliza.


Partilha