VAR de Flamengo x Palmeiras acumula polêmicas contra o Rubro-Negro
Após escolha de Bráulio Machado como árbitro, a CBF anunciou outra escala polêmica para Flamengo x Palmeiras, nesta quarta-feira (31), às 20h, no Maracanã, pela ida das oitavas da Copa do Brasil. A entidade escalou Igor Benevenuto para o VAR, árbitro que já foi alvo de ofício do Rubro-Negro após péssima arbitragem justamente contra o Palmeiras e protagonizou grande erro em jogo do Fla em 2023.
Em 2015, o Flamengo enviou requerimento à CBF com fortes reclamações sobre o árbitro após derrota para o Palmeiras no Allianz Parque. Assinado pelo então presidente Eduardo Bandeira de Mello, o documento apontou que a atuação do juiz beirou “incompetência ou a má-fé” por dois pênaltis não marcados e o que o clube considerou perseguição a Paolo Guerrero.
➕ Rebeca Andrade e ginastas do Flamengo brigam por medalha em Paris; veja horário e onde assistir
A começar com pênalti claríssimo em Pará no início do primeiro tempo. O lateral-direito entrava na área com a bola dominada quando foi derrubado pelo zagueiro Andrei Girotto, mas Igor Benevetuno, bem posicionado, não marcou a penalidade.
Em seguida, com a partida 1 a 0 para o time paulista, Guerrero recebeu cara a cara com Fernando Prass e foi derrubado por carrinho atrasado do goleiro adversário. O árbitro novamente nada marcou, e fato de ter admitido que houve contato para os atletas foi citado no ofício do Fla.
“(…)É espantosa e ao mesmo tempo esclarecedora no trecho em que o goleiro afirma que o árbitro confirmou que houve contato e que, por esta razão, não aplicou o cartão amarelo. Ora, se houve contato, deveria ter sido aplicada a penalidade máxima”, diz, logo após trecho que fala em “má-fé”.
Por fim, muitas reclamações em como o árbitro “perseguiu” Guerrero. Isso porque o atacante sofreu muitas faltas duras sem qualquer punição e recebeu cartão por reclamação.
Erro grave na Copa do Brasil 2023
As polêmicas em jogo do Flamengo não acabaram após Igor Benevenuto se tornar também árbitro de vídeo, pelo contrário. VAR do jogo de ida contra o Athletico-PR na última edição da Copa do Brasil, falhou em lance de gol do time paranaense ao não recomendar revisão.
Pulgar saltou para afastar bola na defesa, mas recebeu contato faltoso de Vitor Roque, que foi com o cotovelo em suas costas. O atacante adversário desequilibrou o volante rubro-negro e o tirou da jogada.
Na sequência, a bola sobrou para Canobbio marcar na saída de Matheus Cunha. O árbitro de campo Flávio Rodrigues de Souza , não marcou a falta, e não foi aconselhado por Igor Benevenuto a rever o lance, mesmo o VAR tendo câmeras que mostraram o lance irregular, como as mostradas na transmissão da televisão.
Flamengo x Palmeiras : escala de arbitragem
- Árbitro: Braulio da Silva Machado – SC (FIFA)
- Árbitro Assistente: Bruno Raphael Pires -GO (FIFA)
- Árbitro Assistente 2: Bruno Boschilia – PR (FIFA)
- Quarto Árbitro: Luiz Augusto Silveira Tisne– SC
- Assessor: George Alves Feitoza – AL
- Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira -MG (FIFA)
- AVAR: Marcus Vinicius Gomes – MG
- Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Douglas Schwengber da Silva – RS
- Observador de VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez- RJ
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.