Vampeta elogia trabalho de Tite no Flamengo, mas cobra: 'Ainda não jogou...'

Atualizado: 22/04/2024, 16:37
Vampeta fala sobre trabalho de Tite no Flamengo durante programa da Jovem Pan

O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Palmeiras, neste domingo (21), pela terceira rodada do Brasileiro. O jogo truncado decepcionou quem esperava grande espetáculo, mas foi mais uma exibição da solidez defensiva rubro-negra. Para o comentarista Vampeta, trabalho do técnico Tite já consolidou organização dentro e fora de campo, além do sistema defensivo, mas precisa fazer o Fla praticar bom futebol logo.

“Estamos indo pro mês cinco. O Tite assume em outubro. Tem quase oito meses de Flamengo. Os números são bons, já conquistou um título e não está mais aquela várzea que era. Agora, vamos cobrar um melhor futebol porque o Dorival foi cobrado. Segundo as más línguas, ele foi demitido porque o Flamengo não jogava bem.”, disse Vampeta.

➕: Flamengo é citado por Leila, que comentou sua relação com Landim

Vampeta entende que o processo é natural e ainda melhor pelos bons números, o que praticamente garantia tranquilidade ao treinador na maioria dos outros times. Entretanto, time e treinadores do Flamengo sofrem pressão também por um bom futebol devido ao investimento e ao que alguns desses atletas já demonstraram com o Manto Sagrado.

Assim, utiliza exemplo de Dorival Júnior para mostrar como o técnico do Flamengo vive pressionado. Afinal, o atual treinador da Seleção Brasileira não teve contrato renovado após vencer Libertadores e Copa do Brasil. Contudo, após 2023 sem vencer nenhum título, vale destacar que dificilmente os dirigentes repetiriam decisão.

O debate, aliás, é tema constante entre rubro-negros e imprensa. Apesar de ainda existir cobrança de torcedores por um futebol vistoso, há movimento de torcedores que entendem que é preciso voltar a vencer após ano ruim independentemente se será com melhor futebol do Brasil ou não.

Apesar de não ter feito atuação espetacular desde o início de Libertadores e Brasileiro, o Flamengo está bem nos dois torneio. O time está empatado na liderança da liga nacional e em segundo no grupo da Libertadores, sendo que invicto em ambas e média de 0,6 gol sofrido por jogo nos grande torneios. Além disso, marcou total de sete gols nos cinco jogos que disputou pelas competições até aqui.

Além disso, o time teve momento que mostrou brilhantismo e capacidade de dominar adversários. Contra o São Paulo, no Maracanã, o Rubro-Negro fazia jogo de amplo domínio até metade do segundo tempo. A falta de efetividade impediu o time de abrir no placar e resultou em tensão no fim, mas o Fla foi amplamente superior no saldo da partida.

Tite avalia partida entre Flamengo e Palmeiras

O Flamengo poderia ter feito mais gols e ter placar melhor nos dois primeiros jogos de Brasileirão, contra Atlético-GO e São Paulo, mas o jogo sem gols contra o Palmeiras foi justo. Na coletiva pós-jogo, Tite admitiu partida determinada pelos sistemas de marcação e pouca criatividade de ambas as equipes.

“Pega a parte da tua pergunta e você já deu as respostas. Gramado que proporciona velocidade, a arbitragem também (poderia estar) num nível melhor. Não é porque tomei amarelo, tem que ter um critério estabelecido. Foi a supremacia das duas equipes do processo de marcação com dois modelos diferentes de contato em cima da criatividade. Nos poucos momentos em que as equipes tiveram criatividade, não houve a conclusão”, disse Tite.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.