Valencia toma prejuízo gigantesco após racismo contra Vinícius Júnior

19/06/2023, 08:50
Vini Jr reage a ofensas racistas na Espanha

O dia 21 de maio ficou marcado negativamente para o ex-jogador do Flamengo, Vinícius Júnior. Isso porque o brasileiro teve de passar por mais um episódio de racismo na Espanha, diante do Valencia, em disputa da La Liga. Com a ocasião, o clube rival do Real Madrid acabou sofrendo as consequências: além de ser punido, também teve importante patrocinador desvinculando contrato.

A empresa de aluguel de veículos, Cazoo, resolveu não patrocinar mais times de fora do Reino Unido. Além do Valencia, outras equipes espanholas também acabaram perdendo o patrocínio, como times franceses, alemães e italianos. O Real Sociedad, da Espanha, também acabou sem continuar com a marca.

Leia mais: Herói espanhol usa sábias palavras em defesa de Vinícius Júnior

Valencia sofre consequências de ataque a Vini Jr

No caso do Real Sociedad, a multa será paga na íntegra, mas com os valencianos, tudo muda. O valor estabelecido em contrato como indenização pela quebra do acordo da Cazoo com o Valencia seria de quatro milhões por temporada restante, que na ocasião seria apenas uma. Apesar disso, os patrocinadores estariam dispostos a pagar apenas um quarto do valor em jogo.

Após toda a confusão gerada com o caso de racismo, a Cazoo alegou que poderia denunciar o clube na Justiça por supostos danos de imagem causados, envolvendo o brasileiro e as injúrias. Por conta disso, o Valencia acabou aceitando a proposta, recebendo muito a menos do que o esperado. Além disso, a equipe também perdeu seu patrocinador master, tendo de buscar outro antes do início da próxima temporada.

Perdendo uma importante verba, os valencianos também tiveram de passar por punições da Federação Espanhola, além de terem torcedores sendo presos depois dos casos de racismo. Por fim, com toda a repercussão gerada, a FIFA tem estudado contar com o ex-Flamengo para diversos projetos, como um Comitê de Antirracismo da federação.


Partilha