Vale a troca? Flamengo sofre mais sem Pulgar do que fora do Maracanã

21/10/2023, 12:26
Com o imbróglio envolvendo o jogo Flamengo x Bragantino, o MRN comparou o aproveitamento no Maracanã e fora, e com e sem Pulgar e Arrascaeta

Com toda a disputa envolvendo Rodolfo Landim e Conmebol para a realização de Flamengo x Bragantino no Maracanã, a CBF optou por uma solução intermediária. A final da Libertadores será no estádio, assim como a partida do Mais Querido. Entretanto, o duelo contra o Massa Bruta foi remarcado para a próxima Data Fifa, no meio de novembro. Desta forma, o Mengão deve perder Pulgar e Arrascaeta, servindo suas seleções.

Para saber se a troca valeu a pena, o MRN realizou um levantamento e comparou o aproveitamento do Flamengo no Maracanã e longe do estádio no Campeonato Brasileiro e o desempenho com e sem Pulgar na temporada. Além disso, também comparou como foi nos jogos com Arrascaeta e quando o uruguaio esteve ausente.

Leia mais: Tite estreia bem, Rossi se consolida e Pulgar detona; veja as notas de Flamengo 2×0 Cruzeiro

Aproveitamentos do Flamengo

No Maracanã

No Maracanã, motivo principal do embate com a Conmebol pelo jogo Flamengo x Bragantino, o Mais Querido tem aproveitamento razoável no Campeonato Brasileiro. De 13 jogos, venceu 7, empatou 5 e perdeu apenas 1. Logo, tem 66,6% de aproveitamento no estádio. Seria apenas a sétima melhor campanha como mandante no campeonato (com a derrota no jogo em Cariacica, contra o Athletico-PR o desempenho do Flamengo como mandante cai para 61,1% e é o nono geral).

Fora do estádio

Por outro lado, como visitante ou mandante longe do Maracanã, o Flamengo teve desempenho pior. De 14 jogos, venceu 6, empatou 3 e perdeu 5. Dessa forma, obteve 50% de aproveitamento quando esteve longe do Templo do Futebol. Entretanto, é o suficiente para que o Flamengo seja quem conquistou mais pontos fora de casa no campeonato.

Com Arrascaeta

Uma das principais peças da equipe, Arrascaeta, ainda que em temporada mais discreta, é fundamental no desempenho do Flamengo nesta temporada. Com o uruguaio, seja titular ou saindo do banco, foram 42 jogos, 24 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, totalizando 65% de aproveitamento.

Sem Arrascaeta

Assim como sem o Maracanã, com a ausência de Arrascaeta, o desempenho da equipe reduz. Sendo assim, foram 22 jogos sem o uruguaio, em que o Flamengo venceu 10, empatou 4 e perdeu 8. Aproveitamento de 51%

Com Pulgar

No Flamengo desde 2022, Pulgar se destacou nesta temporada, principalmente sob o comando de Sampaoli. O chileno esteve em campo (titular ou saindo do banco) em 35 jogos, com 23 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Portanto, tem aproveitamento de 72% em 2023.

Sem Pulgar

Enfim, a maior discrepância de todos os analisados. Sem Pulgar, o Flamengo sofreu bem mais, refletindo nos números desta temporada. Na ausência do chileno, o Fla jogou 30 vezes, com 12 vitórias, 7 empates e 11 derrotas. Assim, obteve somente 47% de aproveitamento.

Estatística também mostrou importância de Pulgar como titular

Por fim, o SofaScore comparou os jogos em que Pulgar foi titular no Campeonato Brasileiro e quando o chileno saiu do banco ou não entrou. De acordo com o site de estatísticas, o chileno esteve entre os onze iniciais em 14 jogos. Foram 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota, aproveitamento próximo de 79%. Aliás, marcou 26 gols, sofreu apenas 10 e ficou 50% das partidas sem ser vazado.

Em contrapartida, quando Pulgar saiu do banco ou não esteve à disposição, queda nas estatísticas. De 13 jogos, 3 vitórias, 5 empates e 5 derrotas. O aproveitamento foi de cerca de 36%, marcou 14 gols, sofreu 21 e ficou somente 23% dos jogos sem sofrer gols.

Ou seja, analisando os números friamente, é mais importante para o clube ter Erick Pulgar do que necessariamente ter o Maracanã. Portanto, o adiamento de Flamengo x Bragantino para a Data Fifa, entre os dias 12 e 22 de novembro, fará com que o Mengão perca Pulgar, Arrascaeta. Existe ainda a possibilidade de que Gerson ou outro jogador seja convocado para a seleção brasileira, embora a expectativa seja que a CBF oriente o técnico Fernando Diniz a não convocar jogadores de Flamengo e Bragantino na data.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.