Vai repetir 2022? Veja semelhanças entre vitórias contra Atlético e Fluminense

02/06/2023, 10:14
Atualizado: 01/11/2023
Flamengo comemora classificação sobre o Fluminense na Copa do Brasil

O Flamengo está nas quartas de final da Copa do Brasil e pode deixar a má fase para trás. Para isso, é claro, será preciso observar os próximos jogos. No entanto, depois de tantas amarguras em 2023, o torcedor sonhava com um novo jogo que marcasse uma ‘virada de chave’, assim como aconteceu na última temporada ao eliminar o Atlético-MG, um dos times a ser batido. No fim do ano, as taças da Libertadores e da própria Copa do Brasil foram para a Gávea.

Em 2023, o clube disputou Carioca, Recopa, Mundial de Clubes e Supercopa do Brasil, mas não ganhou nenhuma das competições. No entanto, a Nação pode se encher de esperanças e acreditar que será um novo time daqui em diante. Até porque a própria torcida parece ter fechado com o time após a vitória no clássico. O mesmo aconteceu contra o Atlético. Por isso, o Mundo Bola lista essas e algumas outras semelhanças entre os certames. Confira a seguir.

Leia Mais: Sampaoli explica estratégia do Flamengo para vencer o Fluminense

Mesma fase

Algo mais óbvio, mas verdadeiro. A virada de chave do Flamengo em 2022 aconteceu nas oitavas de final da Copa do Brasil. No entanto, no dia 13 de julho. Ou seja, em uma fase da temporada um pouco mais avançada. Com um mês de antecedência, o Fla tenta colocar em prática sua ‘virada de chave’.

Mesmo placar

Outra coincidência, que poderia ter sido diferente, foi o placar. O segundo gol, aliás, saiu nos acréscimos, atestando que o resultado poderia mesmo ter sido outro. Em 2022, o Mengão eliminou o Atlético-MG no Maracanã ao vencer por 2 a 0, mesmo placar do Fla x Flu.

Gol de Arrascaeta

A diferença é que no ano passado, foi em dose dupla! Arrascaeta foi o autor dos dois gols da vitória sobre o Atlético-MG. Contra o Fluminense, o craque que fez aniversário e completou 29 anos, marcou o primeiro do time aos 33 minutos. No fim do segundo tempo, Gabigol foi o responsável por sacramentar a classificação flamenguista. Relembre a atuação de gala do meia em 2022:

Entrevista dura de Gabigol

O Gabigol ‘fez o inferno’ em 2022, e tudo começou com uma entrevista no confronto. No entanto, aconteceu ainda no jogo de ida, quando o Flamengo perdeu em Belo Horizonte por 2 a 1. Mas ao deixar o campo, Gabi declarou: “Quando o Atlético-MG for lá no Maracanã, eles vão conhecer o que é pressão e o que é inferno”. Assim, dando início a uma campanha de um ‘inferno rubro-negro’ propiciado pelos torcedores no estádio.

Desta vez, a entrevista marcando aconteceu apenas depois do segundo jogo. Mas é mais uma coincidência, já que não é sempre que o mesmo jogador dá entrevistas memoráveis. Desta vez, Gabigol confrontou Eric Faria e disse que o problema do plantel rubro-negro é com os jornalistas.

”O trabalho tem que ser feito desde os treinos. Desde o primeiro minuto que a gente entra no Ninho. A gente sabe que tem muita gente que fala um monte de m…., desculpa o palavreado. Você falou também, né? (para o repórter Eric Faria), sobre umas coisas que saíram. Vocês da imprensa criam umas coisas para a torcida e a torcida vem para o Maracanã com um pouco de dúvida. Isso nunca aconteceu no clube”, disse Gabi sobre notícias vazadas de uma suposta briga com David Luiz, antes de complementar:

”O único problema que tem é da gente com vocês, da imprensa. Vocês criam coisas que botam na cabeça do torcedor. Sendo assim, começa a criar um clima ruim para dentro do clube. Os verdadeiros flamenguistas não podem acreditar. O Flamengo é o nosso amor, a gente joga pelo Flamengo. O Flamengo não é Big Brother, não tem que ter câmera, fofoca”, finalizou.

Novo inferno

A ‘pressão e o inferno’, bem como a festa nas arquibancadas, foi grande como no jogo contra o Atlético-MG. Com quase 70 mil torcedores, o Maracanã talvez tenha vivido seu momento de ápice em 2023. Isso porque na temporada atual, a torcida ainda não tinha ficado tão animada e engatado de mãos dadas com o time. Mas a proposta do confronto foi perfeita.

Desde o início, os preparativos mostravam que um ‘novo inferno’ se formava. A Nação se mobilizava para levar sinalizadores, que apesar de proibido, dão belo efeito ao estádio. A maior torcida do mundo não parou de cantar, apoiando durante os 90 minutos, e um mosaico 3D se uniu ao ambiente hostil para o adversário.

Flamengo saindo de crise

Entre os dois confrontos, o time começa a embalar. Em 2022, após a derrota por 2 a 1 fora de casa e a declaração de Gabigol, o time começou a dar uma resposta. Assim, venceu bem o América-MG e o Santos pelo Brasileirão, além de dois jogos contra o Tolima pela Libertadores. O último, com vitória acachapante por 7 a 1. O ambiente estava armado para a remontada na Copa do Brasil.

Contra o Fluminense, apesar de dois empates seguidos nos últimos jogos, o Flamengo vivia crescente. O time chegou a estar na zona de rebaixamento, por exemplo, e subiu na tabela até a 6ª colocação. Se seguir o roteiro, o clássico tem tudo para ter mudado a temporada do Mengão. Resta assistir as cenas dos próximos capítulos.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Compartilhe