Vai começar a NBA: relembre jogadores do Flamengo com passagem pela liga

17/10/2022, 22:49
Atualizado: 01/11/2023
Anderson Varejão com os títulos que conquistou pelo Flamengo

Aproveitando o início de mais uma temporada da NBA, o Mundo Bola relembra os jogadores que já vestiram a camisa do Flamengo e tiveram passagem pela liga. Ao todo, são 16 nomes, contando com os atletas mais antigos. No século atual, são nove jogadores com passagens pelo Orgulho da Nação bem como pela liga mais importante de basquete no mundo.

Jogadores com passagens pelo Flamengo e pela NBA

Laprovittola

Foto: Fotojump / LNB

Foram dois anos jogando pelo Mengão depois de deixar o Lanus, em 2013. Nesse tempo, Laprovittola conquistou as duas temporadas do NBB que disputou, além da Liga das Américas e do Mundial, em 2014. O armador argentino se tornou ídolo do Flamengo e foi então para o San Antonio Spurs da NBA, em 16/17. Mas o estrangeiro teve poucas oportunidades e não completou a temporada. Atualmente, defende o Barcelona.

Leia Mais: Basquete do Flamengo encara o Corinthians no dia seguinte à final da Copa do Brasil

Cristiano Felício

Foto: Flamengo / Divulgação

Felício jogou no Flamengo de 2014 a 2015 e saiu para o Chicago Bulls em 2016. Pivô, o brasileiro também esteve igualmente nos títulos conquistados por Laprovittola. Aos 30 anos, Cristiano Felício defende o Granada, da Espanha, depois de ter pouco espaço no Chicago Bulls.

Anderson Varejão

Anderson Varejão foi campeão pelo Flamengo
Foto: Flamengo / Divulgação

O jogador é um dos mais conhecidos a defender Flamengo e uma franquia da NBA. No caso de Varejão, aliás, foram duas: o Cleveland Cavaliers, de 2004 a 2016 e o Golden State Warriors, em 2017, jogando 715 vezes na NBA. Depois da passagem pela liga, o atleta chegou ao Flamengo para ajudar na conquista do NBB 18/19. Por fim, Anderson Varejão já está aposentado.

Wálter Herrmann

Foto: Arthur Marega / São José Desportivo)

Herrmann é mais um jogador com histórico pesado na NBA. São 205 jogos na liga, divididos entre Charlotte Bobcats e Detroit Pistons. Herrmann jogou no Flamengo em rápida passagem na temporada 14/15, participando da conquista do Mundial.

Marquinhos

Flamengo
Foto: Divulgação / BCLA

Marquinhos é um dos grandes ídolos do Flamengo e também passou pela NBA. Foram 26 jogos pelo antigo New Orleans Hornets, atuando nas temporadas 06/07 e 07/08. Pelo Mais Querido, o atleta jogou de 2012 até 2021, quando saiu para defender o São Paulo. No período com o Manto Sagrado, Marquinhos conquistou inúmeros títulos: Liga das Américas, Champions League Américas, Mundial, NBB (6x), Super 8 (2x) e o Cariocão (8x).

Derrick Caracter

Derrick Caracter
Foto: Flamengo / Divulgação

O pivô defendeu o Los Angeles Lakers de 2010 até 2012. Caracter teve passagem relâmpago pelo Flamengo. O estrangeiro foi contratado a fim de ajudar o time a conquistar o Mundial em 2014. No entanto, o atleta só entrou em quadra cinco vezes com o Manto Sagrado e não é muito lembrado pelos torcedores.

Leandrinho

Leandrinho Flamengo
Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem

Leandro Barbosa, ou Leandrinho, fez sucesso com a camisa do Golden State Warriors na NBA. Foram quase mil partidas na liga, onde também defendeu Phoenix Suns, Celtics, Pacers e Toronto Raptors. Em resumo, foram 15 jogos pelo Flamengo, em 2011.

Rafael Araújo

Rafael Araújo Baby
Foto: Flamengo / Divulgação

Conhecido como ‘Baby’, Rafael Araújo jogou na NBA pelas franquias Toronto Raptors e Utah Jazz. O jogador foi campeão do NBB em 08/09 com o Flamengo. ‘Baby’ saiu para jogar uma temporada pelo Paulistano, mas voltou ao Mengo na temporada 10/11.

Faverani

faverani basquete final nbb flamengo franca maracanazinha
Foto: Paula Reis / Flamengo

Vitor Faverani é pivô e, além disso, o único jogador do atual time do Flamengo a ter jogado na NBA. Ele vestiu a camisa do Boston Celtics na temporada 13/14, mas foi em 2021 que chegou ao Rubro-Negro, onde conquistou a Champions League América, em 2021 e o Mundial, em fevereiro de 2022.

Já entre os jogadores mais antigos, vale citar George Thompson, Eric McWilliams, Rocky Smith, Alvin Heggs, Askia Jones, Kenny Payne e Pipoka, que também vestiram a camisa flamenguista.

Amazon Prime transmite jogos da NBA

A temporada 22/23 da NBA começa nesta terça-feira (18). Por isso, vale ficar por dentro das informações sobre a competição, que terá transmissão da Amazon Prime no Brasil. A plataforma anunciou a novidade nesta segunda-feira (17) com o influenciador Luva de Pedreiro no comercial.

O Prime Video vai transmitir mais de 100 jogos na temporada, começando pelas duas partidas de estreia. Boston Celtics e Philadelphia 76ers se enfrentam às 20h30 (Horário de Brasília). Logo depois, às 23h, é a vez de Golden State Warriors e Los Angeles Lakers medirem forças. Para assinar o serviço e ter acesso a todos os jogos da NBA, basta clicar aqui.

O acordo é longo e exclusivo. São 87 jogos da temporada regular, além de 24 dos playoffs. Marie Donoghue, vice-presidente de Global Sports Video da Amazon, não escondeu a alegria ao acertar com a liga americana de basquete: “Estamos incrivelmente empolgados em expandir nosso relacionamento com a NBA e dar aos fãs brasileiros de basquete acesso a jogos ao vivo da NBA e outros conteúdos emocionantes da NBA”, reforça.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Compartilhe