Uso eleitoral? Conselheiros pedem investigação por 'caso Bolsonaro' com o Flamengo

08/11/2022, 11:49
Bolsonaro com a taça da Libertadores vencida pelo Flamengo

13 conselheiros do Flamengo não gostaram nada de ver o Presidente Jair Bolsonaro recebendo o time no Galeão após o título da Libertadores. Isso porque o Mais Querido retornou em domingo de eleição, no último dia 30. Os mandatários entendem que o então candidato à reeleição usou a imagem do clube para se promover no dia da votação eleitoral para decidir o Presidente da República. Isso vai contra o que diz o Estatuto Social do clube.

O ofício foi enviado para a procuradora Neide Cardoso e pede a investigação do ‘caso Bolsonaro’ no Flamengo. Além dos jogadores, os dirigentes Marcos Braz e Rodolfo Landim também estavam juntos do Presidente, violando o que diz o artefato do clube: ‘É proibido o envolvimento da instituição em campanha de qualquer natureza, estranha aos seus objetivos’.

Leia Mais: Queda na tabela do Brasileirão vai tirar milhões dos cofres do Flamengo

Além disso, os conselheiros do Flamengo entendem que o clube serviu como objeto de propaganda eleitoral irregular, o que é estritamente proibido. Por isso, os 13 conselheiros pedem que o caso seja investigado pelo Ministério Público Eleitoral. Se a representação for deferida, o órgão deverá atender o pedido e investigar o uso político de Bolsonaro com a imagem do Rubro-Negro buscando encontrar e apontar o responsável.

Apesar do possível uso do Flamengo, Bolsonaro perdeu nas urnas e Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente da República do Brasil, assumindo o cargo no dia 1º de janeiro.

Flamengo adiou comemoração do título pelas eleições

As eleições ainda atrapalharam o clube a festejar na volta do Equador. O clube recebeu o pedido para que a festa não acontecesse, porque poderia atrapalhar o processo eleitoral, bem como a locomoção das pessoas pela cidade. Rodolfo Landim acatou, mas o clube ainda quer subir no trio elétrico com as taças e comemorar pelas ruas do Rio de Janeiro.

Para o último jogo de 2022, contra o Avaí, o Mengo pediu e aguarda o adiantamento da partida para sábado (12). O Flamengo deve festejar na orla das praias no domingo (13), passando por Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema, Copacabana, Aterro do Flamengo, até chegar ao aeroporto Santos Dumont.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Partilha