Universidad Católica recebe punição por casos de violência na Libertadores
A Conmebol divulgou punição para a Universidad Católica em virtude de objetos arremessados ao campo na partida contra o Sporting Cristal, no dia 12 de abril. O jogo foi válido pelo grupo do Flamengo, e os chilenos também atearam objetos na partida contra o Mais Querido, além de cometer racismo contra os brasileiros e acertar criança e idoso, os deixando feridos.
A punição pelo jogo contra o Flamengo ainda deve acontecer, e a reunião da Comissão Disciplinar primeiro impôs as punições pelos acontecimentos no Estádio San Carlos de Apoquindo com o Sporting Cristal, do Peru. Infringindo três artigos diferentes do regulamento da Libertadores, a multa total em dinheiro foi de 8 mil dólares, R$ 39.362,40 na cotação atual. O valor será descontado pela Conmebol do valor recebido pelo clube por cotas de televisão ou patrocínio.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
Veja nota oficial da Conmebol sobre as infrações da Universidad Católica no jogo da Libertadores:
“O Juiz Único da Comissão Disciplinar da CONMEBOL,
RESOLVE:
1º, IMPORTAR AO CLUBE DESPORTIVO UNIVERSIDAD CATÓLICA multa de USD 5.000 (CINCO MIL DÓLARES AMERICANOS) pela violação do artigo 10.2 literal b) do Código Disciplinar. O valor desta multa será deduzido automaticamente do valor a ser recebido pelo Clube CONMEBOL por direitos de Televisão ou Patrocínio.
2°. IMPOR ao CLUB DEPORTIVO UNIVERSIDAD CATÓLICA multa de USD 3.000 (TRÊS MIL DÓLARES DOS ESTADOS UNIDOS) por infração aos artigos 16 literal s) e 36 literal f) (ix) do Regulamento de Segurança da CONMEBOL. O valor desta multa será automaticamente debitado do valor a ser recebido pela CONMEBOL por direitos de Televisão ou Patrocínio.
3º. IMPOR ao CLUB DEPORTIVO UNIVERSIDAD CATÓLICA um AVISO pela violação do artigo 4.5.1.1 do Manual do Clube da CONMEBOL Libertadores 2022.
4º. ALERTA EXPRESSAMENTE A UNIVERSIDAD CATÓLICA que, em caso de qualquer infração da disciplina esportiva de natureza igual ou similar àquela que tenha causado este procedimento, se aplicará o disposto no artigo 31 do Código Disciplinar da CONMEBOL, e as consequências que poderia derivar dela.
5° INFORMAR A UNIVERSIDAD CATÓLICA SPORTS CLUB e preencher o arquivamento. Não há recurso contra esta decisão.
Jorge Posse
Membro
Comissão Disciplinar”, publicou a entidade em nota oficial.