Último jogo de Tite contra chileno rendeu sua maior goleada na Libertadores

10/04/2024, 14:53
Tite na beira do campo de jogo do Flamengo; treinador conquistou maior goleada de sua carreira na Libertadores contra o Cobresal

Comandante do Flamengo contra o Palestino, nesta quarta-feira (10), o técnico Tite tem ótimas lembranças de jogo contra time chileno na Libertadores. De volta ao torneio após oito anos, ele conquistou maior goleada como treinador na competição contra uma equipe do Chile. Foi em 2016, quando o Corinthians superou Cobresal por 6 a 0.

O Corinthians de Tite chegou na última rodada da fase de grupos da Libertadores de 2016 na liderança, mas precisava de vitória sobre o Cobresal para garantir primeiro lugar. Ainda assim o treinador escalou time reserva para priorizar Campeonato Paulista. Mas o que se viu em campo foi um show do time alternativo, que dominou o jogo desde o primeiro minuto e construiu goleada por 6 a 0.

➕: Flamengo x Palestino: MetrôRio divulga esquema para jogo da Libertadores

Os gols do Corinthians no confronto são bons exemplos de como Tite construiu um bom trabalho no time paulista, que tinha sido campeão brasileiro no anterior. O time fez gol de bola parada, contra-ataque, roubando bola no campo adversário, construindo desde a defesa e em jogada individual. Os autores foram Marlone (2x), Romero (2x), Guilherme Arana e Elias.

O resultado é a maior goleada da carreira de Tite em Libertadores e no comando do time paulista, ao lado de vitória sobre o Deportivo Táchira em 2012. Além disso, é também o último triunfo que o comandante conquistou na competição internacional desde então.

Isso porque o Corinthians foi eliminado nas oitavas de final após dois empates com o Nacional, do Uruguai. O treinador assumiu a Seleção Brasileira e, no retorno à competição como técnico do Flamengo, empatou em 1 a 1 com o Millonarios na estreia.

Tite está invicto contra times e seleção do Chile na carreira

A vitória por 6 a 0 sobre o Cobresal faz parte do ótimo histórico de Tite contra times chilenos em sua carreira. O treinador está invicto após 10 jogos contra equipes do país e possui 80% de aproveitamento, com sete vitórias e três empates.

Vale destacar que o Cobresal foi o único adversário na Libertadores e, com duas vitórias, seu aproveitamento é de 100% no torneio. Os outros jogos aconteceram por Copa Mercosul, Copa Sul-Americana, Eliminatórias para Copa do Mundo e Copa América. Curioso notar que os 10 jogos aconteceram por quatro equipes diferentes: Grêmio, Internacional, Corinthians e Seleção Brasileira.

Veja os jogos de Tite contra times chilenos e Seleção do Chile na carreira:

  • Grêmio 2 x 0 Universidad de Chile- Copa Mercosul 2001
  • Universidad de Chile 1 x 1 Grêmio- Copa Mercosul 2001
  • Universidad Católica 1 x 1 Internacional- Copa Sul-Americana 2008
  • Internacional 0 x 0 Universidad Católica- Copa Sul-Americana 2008
  • Cobresal 0 x 1 Corinthians- Libertadores 2016
  • Corinthians 6 x 0 Cobresal- Libertadores 2016
  • Brasil 3 x 0 Chile- Eliminatórias Copa do Mundo 2018
  • Brasil 1 x 0 Chile- Copa América 2021
  • Chile 0 x 1 Brasil- Eliminatórias Copa do Mundo 2022
  • Brasil 4 x 0 Chile- Eliminatórias Copa do Mundo 2022

Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.