Parceria Uefa e France Football pode reduzir chances de Vini Jr na Bola de Ouro

Vinícius Júnior é o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024. Titular absoluto do Real Madrid e protagonista na 15ª conquista merengue na Uefa Champions League, o craque formado no Flamengo deve ter uma grane noite em 28 de outubro, em Paris. Porém, uma notícia divulgada nesta quinta (6) pode atrapalhar a festa do brasileiro.
A revista France Football, que organiza a premiação desde 1956, anunciou que a partir de 2024, a eleição e a festa serão organizadas em parceria com a Uefa, entidade máxima do futebol europeu. Aí é que está o problema para Vinícius Júnior, pois com a parceria a importância da Eurocopa na votação pode aumentar bastante. O brasileiro, obviamente, vai disputar a Copa América, com a Seleção.
➕Pedro é o brasileiro com mais participações em gols desde 2022
Ao contrário do prêmio The Best, da Fifa, a Bola de Ouro da France Football (e agora da Uefa) recorre a 180 jornalistas de todo o mundo para eleger os melhores de cada temporada. Obviamente que a Eurocopa terá muito mais visibilidade do que a Copa América. Isso já pesava contra Vinícius Júnior, que tem o francês Kylian Mbappé e o inglês Phil Foden como os dois principais concorrentes.
Vini Jr está entre os dez melhores do mundo desde 2022
Bicampeão da Uefa Champions League pelo Real Madrid, Vinícius Júnior vive seu melhor momento no futebol europeu. O craque revelado nas divisões de base do Flamengo foi o principal jogador merengue na conquista da 15ª Champions League. Na final, fez o segundo gol e iniciou a jogada do primeiro na vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund.
Vinícius Júnior já aparece entre os dez melhores jogadores do mundo na premiação da France Football há dois anos. Em 2022, ele ficou na oitava colocação, com 61 pontos. Em 2023, subiu duas posições para ficar em sexto. O Brasil inteiro, mas principalmente a Nação Rubro-Negra, espera que Vini Jr chegue ao topo em 2024.