Tudo conforme o planejado

Quando você tem um objetivo, você planeja. À medida que o processo vai avançando, você faz alterações, no que não dá certo, e insiste no que vai bem.

Vamos ver o planejamento do Flamengo.

Sem Maracanã e Engenhão, sobram os estádios mais distantes. Com isso, mais viagens. O ideal seria rodar o time, dar oportunidades aos garotos, e evitar o desgaste. Mas isso não está no planejamento. O Muricy só usa o mesmo time. Quando troca alguém, o cara fica lá por rodadas até perder a vaga. Não é rodízio, é disputa de posição. E deixaram pra usar time reserva na semi final da tão aclamada Primeira Liga.

Outro fator importante é evitar lesões. Para isso possuem técnicas modernas que avaliam o desgaste e a chance do jogador se machucar. Não acham exagero fazer o Guerrero sair do avião pro estádio. Mas tiram ele de jogo decisivo, precisando de vitória. Também não estava no planejamento prever quando seria melhor poupar o centroavante.

Não tem problema. O Vizeu é tão promissor que o Kayke foi embora na primeira oferta. Mas o Muricy preferiu escalar o Éderson de 9. Numa posição que, dizem, jogou anos atrás. Parece que não planejaram essa substituição.

Primeiro volante? Só temos o Cuellar. Zagueiro? Só um com mais de 20 anos. Lembram do Canteros? Dizem que ele ainda tá no elenco. Mas ponta tem um monte e trazem o Fernandinho. Parece que também não planejaram isso.

Trouxeram um goleiro pra disputar posição com o PV. O titular falha TODO JOGO, e o novato não tem nenhuma chance. Parece que veio só pra completar o coletivo. Não devem ter planejado colocar ele em campo.

Trouxeram um técnico com carta branca. Mas ele insiste com o esquema que deu errado na maioria dos jogos e ignora que o 442 foi muito melhor.

Se o planejamento não previa foco na Primeira Liga, testes no Carioca nem sacrifício em jogo decisivo da Copa do Brasil. Não planejaram o elenco reforçando as posições mais carentes. Não planejaram estádio, não pressionam treinador por resultados, nunca tem nada de errado. O trabalho sempre vem sendo bem feito. E elogiado.

Então eu só posso concluir que a temporada é um sucesso. Se nenhuma das competições era importante, jogar mal não incomoda e parecem não ter feito um planejamento que visasse resultados melhores, tudo está dentro do esperado.

Parabéns à diretoria pelo objetivo alcançado.

Continuem dizendo que tudo está bem, que todo mundo vem fazendo um ótimo trabalho, que eu tenho certeza que continuaremos tendo resultados tão expressivos quanto estes!

Rumo aos 45 pontos!


Partilha