Trio do Flamengo é convocado para Mundial Cadete de Judô

Atualizado: 02/07/2025, 17:19

A nação rubro-negra tem mais um motivo para se orgulhar. O judô do Flamengo, conhecido por sua tradição e força, emplacou três de seus jovens talentos na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Cadete. 

Celebrada pelo Flamengo, Rafaela Silva chora após ficar fora do pódio no Mundial de Judô

Manuela Maia (57 kg), Clarisse Valim (70 kg) e Ruan Vasconcelos (81 kg) vão são os representantes do Mengão para a competição, que será disputada em Sófia, na Bulgária, entre os dias 27 e 31 de agosto.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e é um reflexo do excelente trabalho de base realizado na Gávea. O trio fará parte de uma delegação de 20 atletas (10 no feminino e 10 no masculino) que representará o Brasil na principal competição da temporada para a classe de idade (Sub-18).

A equipe brasileira é uma mescla de experiência e renovação. Dos convocados, quatro já participaram da edição anterior do Mundial, enquanto 16, incluindo o trio rubro-negro, farão sua estreia no grande palco. Essa diversidade se estende por todo o país, com atletas de nove estados e 15 clubes diferentes.

Expectativa de grande desempenho do Brasil no Mundial

A expectativa para o desempenho em Sófia é alta, e não é para menos. A Seleção Brasileira Cadete vem de um ano espetacular em 2025, acumulando um total de 45 medalhas em apenas três grandes eventos internacionais. A contagem impressiona: foram 16 ouros, 6 pratas e 23 bronzes.

A campanha vitoriosa começou em março, na Alemanha, com 29 pódios. Em abril, no Campeonato Pan-Americano e Oceania, o Brasil dominou e somou mais 16 medalhas. Por fim, em maio, na Copa Europeia de Bielsko-Biala, na Polônia, foram mais sete pódios, consolidando a equipe como uma das potências da categoria.

O Mundial Cadete terá um formato dinâmico, com os quatro primeiros dias dedicados às disputas individuais, onde Manuela, Clarisse e Ruan buscarão a medalha. O último dia será reservado para a emocionante competição por equipes mistas, um teste de fogo para a união e a força do conjunto brasileiro na Bulgária.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.