Trio do Flamengo é convocado para Mundial Cadete de Judô

Atualizado: 02/07/2025, 17:19

A nação rubro-negra tem mais um motivo para se orgulhar. O judô do Flamengo, conhecido por sua tradição e força, emplacou três de seus jovens talentos na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial Cadete. 

Celebrada pelo Flamengo, Rafaela Silva chora após ficar fora do pódio no Mundial de Judô

Manuela Maia (57 kg), Clarisse Valim (70 kg) e Ruan Vasconcelos (81 kg) vão são os representantes do Mengão para a competição, que será disputada em Sófia, na Bulgária, entre os dias 27 e 31 de agosto.

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e é um reflexo do excelente trabalho de base realizado na Gávea. O trio fará parte de uma delegação de 20 atletas (10 no feminino e 10 no masculino) que representará o Brasil na principal competição da temporada para a classe de idade (Sub-18).

A equipe brasileira é uma mescla de experiência e renovação. Dos convocados, quatro já participaram da edição anterior do Mundial, enquanto 16, incluindo o trio rubro-negro, farão sua estreia no grande palco. Essa diversidade se estende por todo o país, com atletas de nove estados e 15 clubes diferentes.

Expectativa de grande desempenho do Brasil no Mundial

A expectativa para o desempenho em Sófia é alta, e não é para menos. A Seleção Brasileira Cadete vem de um ano espetacular em 2025, acumulando um total de 45 medalhas em apenas três grandes eventos internacionais. A contagem impressiona: foram 16 ouros, 6 pratas e 23 bronzes.

A campanha vitoriosa começou em março, na Alemanha, com 29 pódios. Em abril, no Campeonato Pan-Americano e Oceania, o Brasil dominou e somou mais 16 medalhas. Por fim, em maio, na Copa Europeia de Bielsko-Biala, na Polônia, foram mais sete pódios, consolidando a equipe como uma das potências da categoria.

O Mundial Cadete terá um formato dinâmico, com os quatro primeiros dias dedicados às disputas individuais, onde Manuela, Clarisse e Ruan buscarão a medalha. O último dia será reservado para a emocionante competição por equipes mistas, um teste de fogo para a união e a força do conjunto brasileiro na Bulgária.