Tricampeão! FlaBasquete aplica chocolate no Boca Juniors e conquista a BCLA

O FlaBasquete é o campeão da Champions League das Américas 2024/25! Neste sábado (19), o Orgulho da Nação superou o Boca Juniors por 83 a 57 e levantou o troféu diante da Nação no Maracanãzinho em jogo que dominou desde o primeiro minuto.
➕ Filipe Luís sobre excesso de confiança: 'Melhor do que faltar'
Campeão em 20/21, o Mais Querido se tornou bicampeão da BCLA com a vitória sobre os argentinos. O terceiro título da "Libertadores" do basquete na história rubro-negra. O clube venceu também a Liga das Américas de 2014 e o Sul-Americano de 1953, mas a Fiba não oficializa a unificação dos títulos.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A conquista também dá vaga para o FlaBasquete disputar o Intercontinental de Clubes da Fiba. O Mais Querido conquistou o campeonato mundial nas duas últimas vezes que foi campeão continental, em 2014 e 2022, vai disputar o tricampeonato mundial no segundo semestre deste ano. O torneio será em Singapura.
O grande destaque do confronto com o Boca Juniors foi o jogo coletivo do Rubro-Negro. Quem terminou o jogo como cestinha foi o ala-armador Gui Deodato, responsável por 16 pontos. O MVP da competição foi entregue para Alexey Borges.
FlaBasquete x Boca Juniors pela final da BCLA
Primeiro tempo
O Mais Querido fez um primeiro quarto arrasador contra o time argentino. Liderado mais uma vez por Alexey, eleito melhor em quadra na semifinal, o Rubro-Negro arremessou 11/18 no primeiro quarto (61%), sendo seis bolas certeiras do perímetro. A defesa muito bem encaixada deu a vitória no período por 30 a 13.
O Boca conseguiu equilibrar mais ações a partir do segundo período e, com mudanças no sistema defensivo, permitiu apenas 19 pontos ao Fla. Contudo, ainda superior, o FlaBasquete seguiu com vantagem na parcial e ampliou a distância no placar para 20 pontos: 49 a 29 na ida para o intervalo.
Segundo tempo
Esse desempenho nos primeiros períodos dava a impressão de uma vitória tranquila do Flamengo, mas a queda do aproveitamento ofensivo permitiu o rival argentino encostar no placar. O Fla acertou apenas quatro arremessos, todos dentro do garrafão, e viu a vantagem reduzir para até sete pontos. Mas a equipe se recuperou no fim e manteve essa distância em 15 pontos para o quarto final.
Embalado pela festa da Nação no Maracanãzinho, o Orgulho da Nação retornou intenso para o último quarto e confirmou o título continental em casa. A vitória por 23 a 12 no período fez a vantagem voltar para 26 pontos, e o FlaBasquete foi campeão com o placar de 83 a 57.
Destaques de Flamengo x Boca Juniors
- Gui Deodato: 16 pontos | 1 assistência | 2 rebotes
- Shaq Johnson: 15 pontos | 1 assistência | 2 rebotes
- Alexey Borges: 15 pontos | 6 assistências | 4 rebotes