Tri da Copa do Brasil completa 10 anos; relembre a campanha

27/11/2023, 23:06
Time do Flamengo campeão da Copa do Brasil 2013

27 de novembro de 2013. Há dez anos o Flamengo conquistava o seu terceiro título da Copa do Brasil, com uma vitória sofrida contra o Athletico-PR, por 2×0, em um Maracanã lotado. Apesar de não ser um título inédito, a conquista teve um grande valor para o torcedor, principalmente pelo momento que o clube vivia.

O título da Copa do Brasil de 2013 é um dos mais inesperados da galeria de troféus do Flamengo. No primeiro ano da gestão Eduardo Bandeira de Mello, o discurso do clube era de reconstrução fiscal e baixas expectativas à curto prazo. Mas com as estrelas de Elias, Hernane Brocador e companhia, o time bateu outros favoritos e mostrou o peso da camisa rubro-negra.

Leia mais: Dominante, Flamengo vence o Bauru em estreia de Kayo Gonçalves

E para comemorar o aniversário de 10 anos do título, o Mundo Bola relembra a campanha vitoriosa do Flamengo na competição. Veja abaixo.

Campanha do Flamengo na Copa do Brasil 2023

Estreia na competição contra o Remo

Ainda sob o comando de Jorginho, que iniciou o ano como técnico do Flamengo, o Rubro-Negro estreou na Copa do Brasil contra o Remo. Fora de casa, no Mangueirão, o Mais Querido bateu o adversário por 1×0 no jogo de ida, com gol do atacante Rafinha, que na época vivia um grande momento no time profissional.

Na volta, no estádio Raulino de Oliveira, o time teve a primeira amostra do que viria a ser a temporada do atacante Hernane Brocador. O artilheiro marcou os três gols da vitória por 3×0 diante do Remo, para avançar na competição.

Duelos complicados contra o campeão da Copa do Nordeste

Na segunda fase, o adversário foi o Campinense, da Paraíba. Atual campeão da Copa do Nordeste, o time paraibano ofereceu grandes dificuldades ao Flamengo de Jorginho. No primeiro jogo, no estádio Amigão, o Flamengo saiu atrás do marcador, mas conseguiu a virada com dois gols de falta de Renato Abreu. Com o placar final em 2×1, o Mengão precisou do jogo de volta para se classificar.

Mandando seu jogo no Estádio Municipal de Juiz de Fora, o Flamengo venceu pelo mesmo placar, sem empolgar, mas garantiu a vaga na próxima fase graças a um gol contra e um golaço de Elias.

Primeira eliminatória com Mano Menezes

Com dois meses entre a segunda e a terceira fase, o Flamengo chegou para mais um duelo da Copa do Brasil de técnico novo. Após não resistir aos maus resultados e ao péssimo desempenho no Brasileirão, Jorginho foi demitido, e o clube contratou Mano Menezes. Sob o comando de Mano, o Mengão bateu o Asa por 2×0 fora de casa, com gols de Marcelo Moreno e Nixon.

Na volta, em Volta Redonda, uma atuação morna e em uma noite sem grande inspiração dos jogadores rubro-negros, o time de Mano Menezes bateu o adversário mais uma vez, agora por 2×1, gols de Elias e Marcelo Moreno.

Oitavas contra o Cruzeiro e o histórico gol de Elias

O sorteio das oitavas de final foi amargo para o Flamengo. Vindo de uma troca de técnicos e com um elenco modesto, o Rubro-Negro enfrentaria o poderoso Cruzeiro, de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que viria a ser bicampeão brasileiro em 2013 e 2014. Líder isolado do Brasileirão, o time mineiro era o franco favorito.

E a superioridade foi vista logo de cara no duelo no Mineirão. Com um tento de Willian e um gol histórico de Everton Ribeiro, que deu um balão dentro da área em Luiz Antônio e finalizou no ângulo, o Cruzeiro abriu 2×0 e dominava a partida. No entanto, o Flamengo viu a esperança renascer com um gol de Carlos Eduardo, aos 23′ do segundo tempo. Com o placar, o Mais Querido jogava por uma vitória por 1×0 no Maracanã para avançar.

Leia mais: Conselho aprova faixa vermelha e nova camisa do Flamengo pode estrear contra Atlético

E o que se viu no jogo de volta foi uma das atmosferas mais “hostis” para o adversário no “Novo Maracanã”. Confiante na reviravolta, a Nação fez a diferença, e empurrou o time para cima do Cruzeiro, que se defendia em busca da classificação. Mas quando o jogo já se encaminhava para o final, a estrela de Elias apareceu.

Com dores na coxa, o volante era dúvida até momentos antes da partida. Quando sua presença apareceu na escalação nos telões do Maracanã, a torcida vibrou como um gol. E foi dos pés do Camisa 8 que o gol da classificação saiu. Aos 43′ do segundo tempo, Paulinho cruzou da direita, e o craque colocou o Mais Querido nas quartas de finais.

Clássico contra o Botafogo e show de Hernane

Nas quartas, o Flamengo enfrentou o Botafogo, no primeiro clássico entre as duas equipes na história da Copa do Brasil. E para o confronto, o Rubro-Negro ia para o campo com o seu terceiro técnico na competição. Após Mano Menezes pedir demissão, Jayme de Almeida assumiu a equipe.

Diante do Botafogo, que naquele momento brigava pelo título do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro, o Flamengo mais uma vez era o azarão. Mas mesmo com o seu melhor time nos últimos tempos, que contava com Seedorf, Rafael Marques e Lodeiro, o alvinegro sucumbiu diante do faro de gol de Hernane Brocador.

No primeiro jogo, as duas equipes ficaram no 1×1, gols de André Santos e Edílson. Mas quem esperava um jogo de volta equilibrado acabou se frustrando. Em uma atuação de gala, o Flamengo goleou o rival por 4×0, com três gols de Hernane Brocador e um de Léo Moura, e avançou para as semifinais.

Flamengo deita e rola contra o Goiás

Nas semifinais da Copa do Brasil de 2013 o adversário foi o Goiás. Na época do confronto, o Esmeraldino estava no G4 do Campeonato Brasileiro, e vivia grande fase na temporada, sob o comando do atacante Walter. Sem seu centroavante, machucado, o Goiás perdeu dentro de casa, no Serra Dourada, por 2×1 no jogo de ida. Os gols da vitória rubro-negra foram marcados por Paulinho e Chicão.

Antes do jogo de volta, Walter entrou em uma grande polêmica. Após médico do Goiás dizer que o atacante não teria condições de jogar no Maracanã, Walter apareceu em vídeo provocando o Flamengo, dizendo que estaria apto para encarar o Mais Querido, e que iria “deitar e rolar no Maracanã”.

Mas sem entrar em campo, Walter viu o Flamengo vencer o seu time mais uma vez por 2×1, com gols de Elias e Hernane, e ainda viu os jogadores rubro-negros devolverem a provocação. Após o apito final, os atletas do Mengão deitaram e rolaram no gramado.

Flamengo campeão contra o Athletico-PR

Após passar pelo Goiás, o Flamengo estaria diante do seu último confronto. O adversário da final foi o Athletico-PR, que contava com um ataque formado por Everton Cardoso, Marcelo Cirino e Ederson. No jogo de ida, o duelo foi disputado no Durival Britto, e o Rubro-Negro carioca conseguiu uma boa vantagem.

Em um jogo disputado e muito difícil, o Athletico-PR abriu o placar com um golaço de Marcelo Cirino. Com o estádio em festa, o Flamengo não se deixou intimidar, e 12 minutos depois conseguiu o empate com um gol improvável do volante Amaral. Com o 1×1, o Mengão voltou ao Rio de Janeiro com a vantagem do empate por 0x0.

Na volta, no dia 27 de novembro de 2013, o Flamengo fez valer o mando de campo e não decepcionou o seu torcedor. Diante de mais de 67 mil torcedores, o Rubro-Negro bateu o adversário por 2×0, gols de Elias e Hernane, e conquistou o seu terceiro título da Copa do Brasil.

Incontestável, o Rubro-Negro fez uma campanha espetacular, com 11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota durante toda a Copa do Brasil.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.