'É difícil ser tri Carioca', diz presidente do Fluminense

19/03/2024, 09:57
Mário Bittencourt, presidente do Fluminense, tinha feito bravata e prometido tri Carioca, mas Flamengo continuará sendo único clube do Rio a conseguir o feito neste século

Poucas semanas após fazer uma bravata prometendo o tri carioca mesmo no dia seguinte a uma derrota para o Flamengo, o presidente do Fluminense agora alega que é muito difícil ganhar o torneio três vezes seguidas e lembra que seu time só conseguiu isso três vezes na História. Ele esquece, porém, que o Flamengo já obteve o feito três vezes só neste século, a última delas em 2021, em cima do próprio Fluminense.

“Estamos sendo criticados porque não conseguimos o tricampeonato, que é algo que o clube conseguiu três vezes na sua História em mais de 120 anos. É difícil ser tricampeão no Rio de Janeiro, tem quatro clubes grandes”, afirmou Mário Bittencourt à ESPN antes do sorteio da Libertadores.

Realmente, é muito difícil ser tricampeão no Rio de Janeiro para quem não é Flamengo. O Fluminense conseguiu o feito pela última vez em 1985; o Vasco tem um único tricampeonato, em 1994. Já o Botafogo tem um tetra contestado nos anos 30 numa liga sem os outros grandes e nenhum tri disputando contra o Flamengo.

Já o Flamengo é hexatri e é o único a ganhar tris nos últimos três anos, quando conseguiu o feito três vezes. A mais recente, entre 2019 e 2021, teve os dois últimos títulos contra o Fluminense. Apesar disso, o clube tricolor lançou um livro quando enfim ganhou um título contra o Flamengo, em 2022, como lembrou Mário Bittencourt.

“Sempre que você conquista alguma coisa, utilizam outro motivo para criticar. Dois anos atrás a gente ganhou o Campeonato Estadual, editamos um livro para comemorar, fomos criticados porque estávamos comemorando o Campeonato Estadual”, se queixou.

Dirigente tinha prometido tri Carioca em bravata após derrota em Fla x Flu

Entretanto, quem havia garantido que o Fluminense seria tricampeão tinha sido o próprio Mário Bittencourt. Na cerimônia de lançamento do museu do clube, no mês passado, ele fez uma bravata ao presidente da Ferj, Rubens Lopes.

“Em 2022, eu disse para ele não tirar a bandeira [da sede da Ferj], que seríamos bi em 2023. Agora, repito, presidente. Não tira a bandeira que a gente vai ser tri”, afirmou, apesar de o Fluminense na véspera ter sido dominado e perdido o Fla x Flu da Taça Guanabara.

Agora, o Fluminense terá que começar do zero a nova tentativa de conseguir o feito que completa ano que vem um jejum de 40 anos. Já o Flamengo pode iniciar a sequência de um novo tri Carioca contra o Nova Iguaçu, além de aumentar a vantagem de títulos para o tricolor – são 37 taças do Mais Querido contra 33 do rival.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...