Três capitais do Nordeste disputam com Brasília para sediar a Supercopa do Brasil em 2023

O Flamengo soltou o grito de campeão na noite dessa quarta-feira (19). Após vencer o Corinthians nos pênaltis, o Mengão levantou a taça da Copa do Brasil pela 4ª vez na sua história. Além do título e a bolada de dinheiro, o Rubro-Negro garantiu sua vaga para um torneio que conhece bem: a Supercopa do Brasil.
A princípio, o Flamengo aguarda o vencedor do Brasileirão 2022 para disputar a taça de supercampeão pela 4ª vez seguida. O grande favorito para a vaga é o Palmeiras, atual líder da competição. E para servir de palco para esse provável encontro de gigantes, a região Nordeste é a favorita para receber o jogo único.
Leia também: Dorival comemora título e reconhece que João Gomes fez falta na final da Copa do Brasil
Ao todo, três estados demonstraram interesse a CBF de sediar a Supercopa do Brasil, que acontecerá em janeiro de 2023. A Arena Pernambuco (Recife-PE), o Castelão (Fortaleza-CE) e a Arena das Dunas (Natal-RN) são os possíveis estádios cotados para receber o jogo único, realizado em campo neutro. Além do Nordeste, outro forte candidato é o Mané Garrincha, em Brasília, que já recebeu a Supercopa em 2021, quando o Flamengo venceu o Palmeiras nos pênaltis.
Flamengo está na Supercopa pela 4ª vez seguida
Desde que retornou ao calendário brasileiro de futebol, a Supercopa do Brasil teve uma relação com o Flamengo, que jogou todas as 3 edições realizadas até aqui. Em 2020, como campeão do Brasileirão, o Mengão venceu o Athletico-PR e conquistou o título. Em 2021, fez disputa emocionante com o Palmeiras nos pênaltis e levou o trófeu para casa. Já em 2022, o final não foi feliz: também nos pênaltis, o Rubro-Negro perdeu para o Atlético-MG na Arena Pantanal.
Palmeiras não aceita outra final em Brasília
A princípio, o Palmeiras é o grande favorito ao título do Brasileirão 2022, apesar do Internacional ter chances matemáticas de brigar pela taça. Contudo, caso o time paulista se consagre vencedor do Campeonato Brasileiro, o favoritismo para a Supercopa ser realizada no Nordeste aumenta: o Palmeiras já deixou claro que não aceita outra final em Brasília.
Isso porque, em 2021, o alviverde não foi bem recebido na cidade, que tem como sua maioria a Nação Rubro-Negra. E logo, o Mané Garrincha deixou de ser um campo neutro e se tornou um Maracanã fora do Rio. Por isso, caso o Palmeiras levante a taça do Brasileirão este ano, uma Supercopa fora do eixo seria o ideal para um equilíbrio nas arquibancadas.