Treinador multicampeão pelo Flamengo é homenageado nas redes

30/12/2023, 15:47
Foto de Manuel Fleitas Solich, ex-treinador do Flamengo e da seleção paraguaia, para ilustrar a homenagem feita pelo clube através de suas redes

Com sua história repleta de títulos e glórias alcançadas, o Flamengo conta com alguns técnicos que marcaram seus nome no clube. Um deles é Fleitas Solich, tricampeão carioca pelo Rubro-Negro na década de 50. O Maior do Rio aproveitou que o falecido treinador faria aniversário neste sábado (30) para fazer uma homenagem ao paraguaio através de suas redes.

Falecido em 1984, Solich é um dos maiores técnicos da história do Flamengo. Foi sob seu comando que o Rubro-Negro pôs fim a uma incômoda espera por títulos nos anos 50, conquistando segundo tricampeonato carioca do clube nos anos de 1953, 1954 e 1955.

Leia mais: Everton Ribeiro aceita renovar por 1 ano, mas faz exigência

Além disso, o paraguaio é o segundo treinador com mais jogos na história do Flamengo. Ao todo, foram quatro passagens e 504 partidas a frente do clube. Solich fica atrás apenas de Flavio Costa, técnico com mais jogos (788) e títulos (12) comandando o Mengão.

Confira a homenagem feita pelo Flamengo em seu perfil oficial no X, antigo Twitter:

Fleitas Solich carregava apelidos curiosos e foi algoz do Brasil antes de chegar ao Flamengo

O ex-técnico rubro-negro era conhecido por tirar coelhos da cartola e encontrar soluções inesperadas para ter sucesso no futebol. Por isso, Solich passou a ser apelidado de ”Feiticeiro” por onde passava. Além disso, ”O Bruxo” era outra forma como o paraguaio era carinhosamente chamado ao longo de sua carreira.

Durante a década de 20, o paraguaio passou alguns anos se dividindo entre as funções de treinador e jogador. Como técnico, Solich dirigiu a Seleção Paraguaia na Copa do Mundo de 1950 e em cinco edições da Copa América (1937, 1939, 1942, 1949 e 1953). Na última oportunidade, inclusive, se sagrou campeão da competição batendo o Brasil na final.

A vitória contra a Seleção Brasileira chamou a atenção dos dirigentes do Flamengo, que contrataram Solich logo em seguida. Além do Rubro-Negro, o treinador acumula passagens por outros clubes brasileiros. São eles: Bahia, Palmeiras, Corinthians, Atlético Mineiro e Fluminense.


Partilha