Tratamento dos profissionais com garotos da base ganha destaque de Tite

01/02/2024, 10:40
Tite sorri durante entrevista coletiva após Flamengo x Sampaio Corrêa

O técnico Tite já mostrou que faz questão de utilizar as categorias de base. O treinador chegou a comentar que prefere utilizar os jovens do clube do que contratar atletas para evoluir. As contratações devem ser feitas com atletas prontos e que cheguem para resolver. Desta vez, Tite também falou sobre o carinho dos jogadores com as joias.

Tite destaca que os jogadores profissionais do Flamengo têm sido muito acolhedores com as promessas. O técnico promoveu Carbone, Caio Barone e Luís Aucélio, levando o trio para a pré-temporada nos EUA. Os jogadores ajudaram bastante as jovens promessas. Além disso, Tite exalta o Ninho do Urubu e as categorias de base do Mengão.

➕Tite enaltece evolução do sistema defensivo do Flamengo

“O Ninho eu não sei o que ele tem, mas ele forma muitos atletas. As categorias de base municiam o profissional, garotos de qualidade, de personalidade. E talvez nós tenhamos um pouco o feeling, o Juan ajuda a acolher um pouquinho, a conversar… Eu vi que principalmente os atletas, eles abraçam e deixam os garotos à vontade. Ter um grupo que dá essa confiança aos garotos, eles se sentem à vontade. É a base do Flamengo. Essas oportunidades vão surgindo a eles”, diz o técnico, em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa.

Durante Flamengo x Sampaio Corrêa, na última quarta-feira (31), Tite colocou dois Garotos do Ninho em campo. Matheus Gonçalves é figura já conhecida no profissional e voltou de empréstimo do Bragantino recentemente. Mas Rayan Lucas, um dos sobreviventes da tragédia no Ninho do Urubu, em 2019, também entrou.

Tite já havia elogiado postura dos jogadores com jovem Carbone

Tite utilizou o jovem João Carbone, zagueiro do Sub-17, como lateral-esquerdo no jogo contra o Philadelphia Union. Após iniciar nervoso, o jogador subiu de produção e contou com o apoio dos companheiros para deslanchar. Saiu da joia a jogada que culminou no pênalti convertido por Pedro. O técnico, no vestiário, elogiou o apoio dado pelos companheiros.

“O que mais gratifica o trabalho do técnico é oportunizar todos para jogar. Isso dá uma satisfação muito grande. Mais importante ainda é o aspecto solidário da equipe quando tu tem atletas jovens, que estão crescendo, tal qual um de vocês algum momento foi, erra três movimentos, tu vai lá e dá a bola para ele, e depois, em um movimento em que ele adquire confiança, ele faz aquilo ali. Ele participa da ação criativa e os companheiros vão lá e abraçam. Essa imagem não tem preço”, diz Tite.


Partilha