'Torcida pede raça e isso ele dá': Filipe Luís pede paciência com Alcaraz

02/12/2024, 10:15
Foto: Pedro H. Tesch/Getty Images

Carlos Alcaraz sofreu críticas dos torcedores pela atuação abaixo do esperado na vitória do Flamengo sobre o Internacional, neste domingo (1º), no Maracanã. Filipe Luís foi questionado sobre o argentino na coletiva pós-jogo e, ainda que reconheça o momento técnico ruim, pediu mais paciência com o desenvolvimento do atleta.

O treinador rubro-negro frisou que ele foi recém-contrato, ainda é jovem (22 anos) e mostra muito esforço para cumprir os pedidos táticos.  

"Um jogador que, primeiramente, dá tudo pelo time, a gente vê o esforço dele cada vez que ele erra ou perde uma bola, a gente vê que ele tenta de novo, não se esconde do jogo. Ele é um cara com muita força e, obviamente que não está no seu melhor momento, mas é um jogador que dá tudo. Todo jogador passa por fases, fases boas, ruins, fases melhores, de muita confiança, onde até as jogadas que você erra acabam dando certo, e tem fases que você não está no seu melhor momento", disse Filipe Luís. 

Filipe Luís brinca com vantagem que teria sobre Jorge Jesus e Simeone no Mundial de Clubes

O treinador destacou que Alcaraz executa o que é determinado taticamente por ser muito esforçado nos treinos e para entender os vídeos, ainda que o momento técnico ruim resulte em mais erros do que o normal. Filipe confia que essa fase vai mudar e entende que o apoio da torcida é importante para esse processo.  

"Ele não está passando por uma fase horrível, porque ele trabalha, porque ele treina muito, porque ele presta atenção nos treinos, ele presta atenção nos vídeos, então ele acaba executando. A execução não está tão fina, mas é questão de tempo. A única coisa que eu posso fazer é dar todo o suporte para ele, dar todo o tipo de carinho para que ele possa superar essa fase que não é tão boa. Sem pressa, um jogador que assinou um contrato longo com o Flamengo. Precisamos dar apoio e suporte para ele, porque o que a gente pede, a torcida pede, é a raça. Então a raça ele está dando, depois a qualidade e a finura com a bola vem, às vezes mais, às vezes menos, mas a raça está aí e a gente está vendo isso."

Alcaraz pode receber uma nova chance como titular já nesta quarta-feira (4), contra o Criciúma, pela 37ª rodada do Brasileirão. Isso porque Gerson e De La Cruz receberam o terceiro amarelo e estão suspensos. Em seguida, fecha a temporada na partida contra o Vitória, no domingo (8), no Maracanã.

Alcaraz tem exemplos para brilhar em 2025 no Flamengo

As cobranças em Carlos Alcaraz são principalmente pelo valor de 20 milhões de dólares (R$ 110 milhões) pagos pela sua contratação, a mais cara da história do Flamengo. E há inspirações dentro do atual elenco rubro-negro que justificam a expectativa pela melhora do meia na próxima temporada. 

Everton Cebolinha e Luiz Araújo, por exemplo, foram muito criticados nas primeiras partidas que fizeram com o Manto Sagrado, no meio de 2022 e 2023, respectivamente. Após período de adaptação, ambos estavam sendo peças fundamentais do time neste ano antes de se lesionarem.

Alcaraz fez 12 partidas com a camisa do Flamengo até aqui, com dois gols, duas assistências e o título da Copa do Brasil. 

 

 

 


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.