Torcida do Flamengo é quatro vezes maior que a de rivais juntos, diz pesquisa
A torcida do Flamengo domina o futebol brasileiro. A pesquisa Quaest/CNN coloca a Nação como a maior do país. Até aí não é novidade, mas o estudo que ficou conhecido como ‘o maior raio-x do torcedor’ indica ainda que o flamenguista está entre os torcedores brasileiros mais apaixonados. No entanto, um novo recorte do aprofundamento foi publicado pela CNN nesta quarta-feira (12): os rubro-negros são mais do que tricolores, vascaínos e botafoguenses juntos.
Isso porque o gráfico mostra que o Mengo tem 24% da torcida dos brasileiros com mais de 16 anos, enquanto o Vasco tem 4%. Botafogo e Fluminense tem 1%, respectivamente. Na soma, os três clubes unidos atingem 6%. Ou seja, estima-se que o Flamengo tenha quatro vezes mais torcedores do que seus três rivais estaduais unidos. Confira os dados:
Leia Mais: Pesquisa Quaest CNN: Flamengo é líder e tem torcida de 1 em cada 4 brasileiros
A diferença no Rio de Janeiro é muito maior do que em São Paulo. O Corinthians se julga a maior torcida, embora nenhuma pesquisa comprove isso e o Flamengo sempre apareça na ponta, mas não consegue criar gordura nem em seu estado.
O segundo colocado, Palmeiras, tem 9% das respostas afirmativas, ou seja, apenas 9% de diferença para o rival com 18%. O São Paulo aparece na sequência, com 8%. Os dois clubes juntos já alcançam o Corinthians pela margem de erro de 1,4%. Se contar com os 3% do Santos, o Corinthians fica para trás dos três rivais. Situação muito diferente da que acontece no Rio de Janeiro.
Sobre a pesquisa que coloca a torcida do Flamengo na ponta
A Quaest/CNN tem também parceria com a Rádio Itatiaia. Foram 6.507 entrevistados de 325 cidades diferentes do país. Essas entrevistas aconteceram entre 29 de março e 2 de abril com pessoas maiores de 16 anos. Ou seja, é possível que se contar com os menores da idade em questão, a distância aumente ainda mais, já que o Flamengo vive era vitoriosa desde 2019. Confira então as maiores torcidas do Brasil:
- Flamengo – 24%
- Corinthians – 18%
- Palmeiras – 9%
- São Paulo – 8%
- Atlético Mineiro e Cruzeiro – 5%
- Vasco – 4%
- Grêmio e Santos – 3%
- Bahia, Internacional e Sport – 2%