Torcida do Flamengo se revolta com ‘despedida fria’ para Franco Balbi

O anúncio da saída de Franco Balbi do FlaBasquete nesta terça-feira (1) gerou revolta entre torcedores rubro-negros. A decisão do clube de comunicar o adeus do argentino junto de outros dois jogadores e sem destaque para os títulos foi considerada uma falta de reconhecimento para um dos maiores ídolos do Orgulho da Nação. Especialmente depois de uma temporada em que ele foi o capitão do time campeão da BCLA e da Copa Super 8.
➕ Lorran entra na mira do Lille e outros clubes europeus; Flamengo avalia
Balbi deixa o clube após sua segunda passagem, encerrando uma trajetória marcante que soma ao menos 200 partidas oficiais com o Manto Sagrado. Foi uma temporada de menos minutos, já que saia do banco como peça da rotação, principalmente para substituir Alexey. Mas ele teve seus momentos de destaque e participou ativamente dos títulos.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Contratado inicialmente em 2018, ele defendeu o FlaBasquete nas temporadas 2018/19, 19/20, 20/21 e 21/22. Depois de uma temporada no Boca Juniors, voltou para mais dois anos: 23/24 e 24/25.
São oito títulos importantes somando todo esse período: 2 NBB (2018/19 e 2020/21), 2 Basketball Champions League Americas (2020/21 e 2024/25), 3 Copas Super 8 (2018, 2021 e 2025), 1 Copa Intercontinental (2023) e 3 Campeonatos Cariocas (2018, 2019 e 2020).
A temporada 2024/25 também foi um marco da liderança de Balbi dentro do elenco. O armador assumiu o posto de capitão rubro-negro após a saída de Olivinha e liderou o vestiário nas conquistas da temporada. No NBB, encerrou o ano com médias de 6,4 pontos, 3,1 rebotes e 3,4 assistências por jogo.
Nação critica falta de reconhecimento a Franco Balbi
A forma "fria" com que o Flamengo comunicou a saída foi alvo de críticas intensas nas redes sociais, com torcedores cobrando um reconhecimento maior ao argentino. Balbi é um dos jogadores mais vitoriosos do FlaBasquete e construiu identificação com o torcedor. O atleta de 35 anos encaminhou ida para o Brasília na próxima temporada.
"Só isso pro Balbi?", @Peralta_CRF
"O post de despedida pro Balbi tem que ser separado!! O cara é muito ídolo!!", @Flalipinhoo
"Balbi merece uma despedida melhor, tá? O cara é ídolo pra caralh*", @dramapova
"Que Franco Balbi receba sua justa e merecida homenagem. Ídolo", @guardinhaFlaTT
"O Balbi merece um post só para ele e até mesmo um jogo de despedida na Gávea ou no Tijuca", @VitorArouca
"Espero que a despedida de uma das maiores lendas recentes do FlaBasquete Franco Balbi não se resuma a um simples card de Instagram…", @kr1pgod
"Olha a arte de despedida de um dos maiores da nossa história, obrigado por tudo", @higorvianafla
"Como assim? Balbi é um dos maiores ídolos recentes do clube, essa despedida tem que ser de forma organizada, não é assim não", @saconbarkley
Os jogadores Franco Balbi, Lucas Siewert e Luan Rodrigues estão deixando o #FlaBasquete. Obrigado por tudo o que vocês fizeram com o Manto Sagrado e sucesso na caminhada. #CRF pic.twitter.com/MwCtXB95A9
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) July 1, 2025