Torcida Autistas Rubro-Negros une a paixão pelo Flamengo com visibilidade à causa do autismo
O autismo é um distúrbio do neuro-desenvolvimento com diversos sintomas que incluem manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, mas também padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Ele atinge milhões de pessoas em todo o mundo, mas apenas recentemente tem sido melhor compreendido.
A torcida Autistas Rubro-Negros foi lançada nesta quinta-feira (6) com o objetivo de unir a paixão pelo Flamengo com a nobre luta de dar representatividade, mas também visibilidade a todos os que são afetados pelo autismo. No twitter, imediatamente torcedores do Mais Querido começaram a compartilhar suas histórias.
Leia Mais: Lula desmente fake news sobre estádio do Flamengo espalhada nas redes sociais
Nas diversas postagens, os torcedores do Flamengo contaram suas histórias e compartilharam o orgulho de lutar pela causa das pessoas com autismo, enquanto torcem para o Rubro-Negro. Os exemplos de determinação e amor vieram de todas os cantos do Brasil e do mundo.
Autismo afetaria de 400 mil a 800 mil rubro-negros
De acordo com dados da comunidade científica, o autismo atinge entre 1% e 2% da população geral. No Brasil, estima-se que entre dois e quatro milhões de pessoas são portadoras do transtorno de neuro-desenvolvimento.
Levando-se em conta que a torcida do Flamengo soma 42 milhões de pessoas, entre 400 mil e 800 mil pessoas seriam autistas. Esses números dão a dimensão da importância de lutar diariamente pela causa para dar visibilidade ao tema.
Para quem deseja tem mais informações sobre o autismo, existem diversas fontes de consulta na internet. A torcida do Corinthians também conta com um grupo organizado, os Autistas Corintianos.