Torcedores questionam planejamento de Tite para estreia na Libertadores
A atuação ruim e empate do Flamengo com o Millonarios na estreia da Libertadores, nesta terça-feira (2), decepcionou torcedores. Desempenho que gerou questionamentos ao planejamento de Tite para a partida. Jogando na altitude de 2.600 metros de Bogotá, o Rubro-Negro sofreu com desfalques na escalação, não tinha lateral-direito no banco de reservas e teve dois estreantes no torneio em campo.
Tite promoveu quatro mudanças no time: David Luiz, Viña e Bruno Henrique entraram nas vagas de Léo Pereira, Ayrton Lucas e Luiz Araújo. Além disso, De La Cruz apresentou febre e foi cortado da relação, dando lugar a Igor Jesus. E a escalação já foi primeiro motivo de debate, com alguns torcedores apontando desfalques inesperados e outros criticando não ter poupado no Carioca.
➕: Igor Jesus tem atuação repercutida pelos torcedores
O Flamengo sabia que estrearia na Libertadores na altitude de Bogotá desde março, quando aconteceu sorteio dos grupos. Assim, rubro-negros questionam se os muitos desfalques não indicam erro de planejamento. O principal ponto destacado é que os titulares atuaram três dias antes na vitória tranquila sobre o Nova Iguaçu, pela final do Carioca, e o técnico disse que os problemas apareceram após o jogo.
“Nós viemos com nove jogadores com algum problema. Nove, do último jogo até agora. Tínhamos que fazer alguma revisão, eu não posso entrar com alguns sentindo, algum detalhe mais. Até porque, e esse é o detalhe mais importante, temos jogadores e plantel de muita qualidade. Quando tem possibilidade de um decréscimo, naturalmente tem esses grandes jogadores para participar”, disse Tite após o empate.
Com Gerson ainda fora por cirurgia e De La Cruz cortado, as opção de Tite para dupla de Pulgar eram Igor Jesus, Allan e Evertton Araújo. O treinador optou por Igor no time titular, que vem de boas atuações e conquistou esse espaço no time. Contudo, o Garoto do Ninho não conseguiu ir bem ao estrear em Libertadores na altitude, sendo substituído por Allan no intervalo.
A mudança deixou Evertton como única opção da função no banco para os 45 minutos finais, mas o jovem precisou ser improvisado para suprir problemas em outro setor. Ele foi acionado assim que Varela pediu substituição, aos 42 minutos, e estreou no torneio como lateral-direito.
Wesley seria opção, mas está lesionado. Situação que fez alguns torcedores lembrarem de Santiago Ocampos. O paraguaio de 22 anos se recuperou de grave lesão, jogou com Mario Jorge no Carioca, mas sequer treinou com o elenco principal.
Vale ressaltar que Tite apontou os desfalques como apenas um dos problemas para o empate com um homem a mais. O treinador entende que a altitude influenciou a atuação do time, que esteve “abaixo dos padrões” que apresentou na temporada.
Veja questionamentos dos torcedores do Flamengo
O Flamengo segue invicto na temporada, com 10 vitórias e três empates, e sofreu seu primeiro gol no ano. A vitória na ida na final do Carioca encaminhou bem o título estadual e o time segue amplo favorito ao primeiro lugar do Grupo E da Libertadores. Os questionamentos, portanto, visam em sua maioria entender as prioridades da equipe e atingem também dirigentes.
“Óbvio que o Pulgar errou muito, mas tudo na conta dele não acho justo. O Tite foi muito mal no gerenciamento Carioca/Libertadores e isso fez ele ontem errar na escalação e demorou muito nas substituições ,JJ também errou numa estreia e corrigiu ,espero que assim seja com o Tite”, @juniorcruz7.
“Depois da fala do Tite ontem em q afirma q 9 jogadores tinham algum problema, eu me pergunto: Pq então não pouparam na final do Carioca? Olha, é mais uma vez um erro grosseiro de planejamento e de definição de metas. A Libertadores é o principal campeonato ao lado do Brasileiro”, @AllanCRF.
“Num jogo de estreia na Libertadores, não entendi a escalação desde Igor (a bola estava lhe queimando os pés), do Viña, sem ritmo de jogo, e muito menos a substituição do Pedro, com o adversário com 10 jogadores”, @serpiro.
“Everton Araújo entrou como lateral-direito numa estreia de Libertadores. Falta de planejamento absurdo. E a diretoria acha que não tem que contratar lateral-direito…”, @_matheusfla.
“0 (zero) culpa do Tite na escalação do Igor Jesus, era unanimidade aqui, azar que hoje ele sentiu e jogou muito mal. O maior erro do Tite foi manter o Vinã, partida tenebrosa. No mais, vamos classificar tranquilo”, @wallac_.
“Não jogamos bem, claro que a questão da altitude influencia demais, mas tivemos algumas escolhas na escalação que foram erradas e no jogo isso ficou claro, Tite ainda conseguiu corrigir no segundo tempo com a entrada do Allan, mas errou em manter o Viña e o Cebolinha”, @brunoalexjj.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.