Na Libertadores, o Flamengo já disputou 176 jogos, com 340 gols marcados e 191 sofridos. Mas, após vencer o Millonarios por 3 a 0 no Maracanã, o Mengo chegou a 100 vitórias na competição. E, para comemorar essa marca importante, o MRN teve o difícil trabalho de separar as cinco vitórias mais memoráveis do Fla na competição mais importante do continente.
➕️ Libertadores: datas e horários dos jogos entre Flamengo e Bolívar
Santos 0 x 5 Flamengo – Libertadores 1984
Para começar bem, nada melhor que uma goleada histórica! No ano de 1984, o Mais Querido enfrentou o Santos no Morumbi e goleou o time paulista por 5 a 0. Tita (2x), Bebeto, Mozer e Edmar foram os responsáveis pelo maior placar em favor do Mengão no confronto até os dias atuais.
Flamengo 5 x 0 Grêmio – Libertadores 2019
Seguindo com mais um 5 a 0 histórico, não dá para deixar de fora a goleada inesquecível do Flamengo sobre o Grêmio no dia 23 de outubro de 2019. Nesse dia, o Rubro-Negro recebeu a equipe gaúcha no Maracanã para assinar a sua passagem para a final da Libertadores daquele ano. O Mengo de Jorge Jesus dominou o time de Renato Gaúcho e aplicou um 5 a 0 para ficar na história. Bruno Henrique, Gabigol (2x), Pablo Marí e Rodrigo Caio marcaram para o Fla.
Flamengo 1 x 0 Athletico Paranaense – Libertadores 2022
Depois de duas goleadas, agora é hora de lembrar do sofrimento seguido de comemoração. Na final de 2022, contra o Athletico Paranaense, o Flamengo venceu pelo placar mínimo e conseguiu o Tri da Libertadores. Sob comando de Dorival Júnior, que também venceu a Copa do Brasil, o Mengão conquistou a América de maneira invicta. Gabigol decidiu o jogo após receber uma linda assistência de Everton Ribeiro.
Flamengo 2 x 0 Cobreloa – Libertadores 1981
Se o Flamengo já é tri, é porque a era Zico nos colocou no topo mais alto da América e do Mundo. Entretanto, a final não foi nada fácil. Isso porque, o Flamengo precisou jogar três jogos para levantar a taça. Após uma vitória por 2 a 1 no jogo de ida e uma derrota por 1 a 0 no jogo de volta, os times fizeram um jogo de desempate em campo neutro. No jogo realizado em Montevidéu, o Galinho brilhou e marcou dois gols para trazer o troféu da Libertadores pela primeira vez para a Nação.
Flamengo 2 x 1 River Plate – Libertadores 2019
Para finalizar o Top 5, um jogo que testou o coração dos torcedores Rubro-Negros. Talvez um dos jogos mais emocionantes da história da competição. O Flamengo começou perdendo, Borré marcou aos 14 minutos para o River. Mas, quando pensavam que tudo estava perdido, brilhou a estrela de Gabriel Barbosa, que marcou dois gols em menos de três minutos. 38 anos depois, o Mais Querido conquistava a América novamente.
As maiores goleadas do Flamengo na história da Libertadores
Vale citar também a maior goleada do Rubro-Negro carioca na Liberta. Em 1993, pelo jogo de ida das oitavas de final, o Flamengo enfrentou o modesto Minervén, da Venezuela. No jogo, o Mengão não deixou o time venezuelano jogar e venceu por 8 a 2, com gols de Morales (contra), Marcelinho Carioca, Gaúcho, Nélio, Wilson Gottardo, Marquinhos, Djalminha e Nilson.
A segunda maior goleada do Clube da Gávea na Libertadores foi recente. Em 2022, o Fla venceu o Tolima por 7 a 1 em uma noite iluminada de Pedro, que marcou quatro gols. Quiñones, Gabigol e Matheus França fecharam a goleada no Maracanã.