Todo goleiro vira Neuer contra o Flamengo? O que os números dizem sobre o fenômeno

06/10/2022, 16:08
Keiller, goleiro do Inter

O Flamengo empatou em 0 a 0 com o Internacional nessa quarta-feira (5), no Maracanã. O destaque do jogo foi o jovem goleiro Keiller, do clube gaúcho. De acordo com o site Sofa Score, foram seis defesas no jogo, que mereceram uma nota 8,2, mas também o prêmio de melhor em campo.

O Mundo Rubro Negro se debruçou sobre os números dos goleiros dos últimos dez adversários do Flamengo. Será que os dados confirmam a impressão da torcida de que todo goleiro se agiganta contra o Mais Querido e tem uma atuação fora da média?

Leia Mais: Pedro Henrique dá nova versão sobre interesse do Flamengo

Olhando os números dos últimos dez jogos do Flamengo, seis goleiros foram eleitos os melhores jogadores dos seus times em campo. Foram eles Keiller (Inter), Cleiton (RBB), Fábio (Flu), Tadeu (Goiás), João Ricardo (Ceará), Felipe Alves (São Paulo).

Outro dado interessante é o número de defesas por jogo. O Flamengo tem um dos ataques mais produtivos do Brasil, pois obriga os goleiros a trabalhar muito. Keiller, do Inter, fez seis defesas no Maracanã. O número supera a média dos três últimos jogos, já que foram três defesas contra o Atlético-GO, cinco defesas contra o Red Bull Bragantino e duas defesas contra o Santos.

Flamengo finaliza mais e obriga goleiros a trabalhar mais

Os números mostram que o Flamengo obriga os goleiros adversários a fazerem mais defesas do que na média dos jogos anteriores. Keiller fez seis defesas contra o Flamengo, mas teve uma média de 3,3 defesas nos três jogos anteriores ao confronto com o Rubro-Negro. O padrão se repete com todos os outros goleiros eleitos melhores jogadores em campo contra o Mais Querido.

O fenômeno goleiro que vira Neuer contra o Flamengo pode ter como causas o fato de que o time finaliza mais, mas também o fato de que os jogadores adversários elevam seus níveis de atuação quando enfrentam o Rubro-Negro. Jogar de forma displicente contra o Flamengo é a receita para o desastre, pois o Rubro-Negro não perdoa más atuações dos adversários.

O Flamengo volta a campo neste sábado (8), às 19h, contra o Cuiabá, no Mato Grosso. O técnico Dorival Júnior deve escalar uma equipe completamente reserva, pois precisa poupar os titulares para a primeira partida das finais da Copa do Brasil, em 12 de outubro, na Neo Química Arena. Flamengo e Corinthians voltam a se enfrentar uma semana depois, mas no Maracanã.

Números dos goleiros adversários

Inter – Keiller  – 8,2 (Melhor em campo) – 6 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Santos 2 defesas, RBB 5 defesas, Atl-GO 3 defesas

RBB – Cleiton – 6,8 (Melhor em campo) – 5 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Cuiabá 3 defesas, Inter 6 defesas, Goiás 1 defesa

Fluminense – Fábio  – 7,7 (Melhor em campo) – 5 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Atl-GO 7 defesas, Atl-MG 3 defesas, Juv 3 defesas

Goiás – Tadeu – 7,4 (Melhor em campo) – 5 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Ceará 5 defesas, Fortaleza 3 defesas, Bota 5 defesas

Ceará – João Ricardo – 7,3 (Melhor em campo) – 5 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Goiás 4 defesas, Ame-MG 2 defesas, Coritiba 3 defesas

Athletico – Anderson – 6,2 – 8 defesas (Acima da Média)

Outros jogos: Cuiabá 3 defesas, Flu 3 defesas, Ceará 4 defesas

São Paulo – Felipe Alves – 7,2 (Melhor em campo) – 5 defesas (Acima da Média)

Outros jogos:vai 2 defesas, Ceará 1 defesa, Corinthians 6 defesas


Partilha