TJD absolve Gerson e anuncia punições a Cleiton, Barboza e Alex Telles

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou, nesta quarta-feira (19), as denúncias pela confusão generalizada no fim de Flamengo x Botafogo, pela sétima rodada do Carioca. Gerson foi o único absolvido entre os atletas, enquanto Cleiton, Alexander Barboza e Alex Telles receberam suspensões.
Cleiton foi suspenso por quarto jogos pelo soco que deu em Barboza, resultando em corte e queda do dente do defensor do Botafogo. A pena mínima prevista para a infração do artigo do Código de Justiça Brasileira, considerando que gerou lesão grave, e poderia chegar até 12 partidas. Como já cumpriu um jogo pela expulsão no clássico, precisará ficar de fora dos próximos três jogos do Carioca.
➕ Pulgar contraria rumores sobre desejo de sair do Flamengo
Barboza foi punido no mesmo artigo do zagueiro rubro-negro, mas a pena foi menor. O defensor precisa cumprir dois jogos suspenso, sendo que também já ficou de fora em um jogo. Alex Telles também foi punido com dois jogos por infringir o artigo foi enquadrado no artigo 243-F. O lateral-esquerdo foi citado na súmula como um dos mais exaltados durante a confusão e um dos responsáveis por segurar o Botafogo no túnel de acesso aos vestiários para recomeçar a briga.
Gerson foi absolvido da denúncia no artigo 250 §1º, inciso II, que fala em "empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada". O tribunal entendeu as ações do capitão rubro-negro foram para afastar Barboza de Bruno Henrique e evitar um problema ainda maior. Ele foi expulso por empurrar o zagueiro adversário e ficou de fora do clássico com o Vasco.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O TJD também analisou as imagens do lance da cotovelada de Nico de la Cruz em Matheus Martins e absolveu tanto a arbitragem quanto o VAR. Ambos foram suspenso preventivamente pelo tribunal pós a partida. Todas as decisões aceitam recursos, mas a tendência é o Flamengo não recorrer. Vale destacar que as punições são válidas apenas no âmbito estadual.
Detalhes da confusão: Barboza e Cleiton desferem socos após o apito final de Flamengo 1 x 0 Botafogo. pic.twitter.com/iAweh7Z1yd
— ge (@geglobo) February 13, 2025
Cleiton desfalca o Flamengo nas semifinais do Carioca
Os três jogos que Cleiton será obrigado a ficar de fora da lista de relacionados vai tirar o atleta da última rodada da Taça Guanabara e das semifinais do Campeonato Carioca. Já classificado, o Mengão disputa a taça da primeira fase da competição no sábado (22), contra o Maricá. Confirmando a primeira posição, terá dois jogos contra o quarto colocado pela vaga na decisão.
Cleiton disputou cinco partidas nesta temporada, três com o elenco alternativo no início do Carioca e dois sob o comando de Filipe Luís. O zagueiro de 21 anos é a quarta opção para a defesa rubro-negra neste momento, atrás de Léo Ortiz, Danilo e Léo Pereira.