Pelo Flamengo, Tite deve entrar em ranking de técnicos com mais vitórias na Libertadores
Tite estará oficialmente de volta aos jogos de Libertadores após oito anos nesta terça-feira (2), na partida entre Flamengo e Millonarios. O comandante retorna para liderar busca do Mengão pelo tetracampeonato, mas edição deve representar também um marco importante na carreira do treinador. Entre os técnicos brasileiros com mais vitórias, ele está perto de entrar em ranking histórico do torneio.
Adenor tem 35 vitórias em Libertadores na carreira, sendo 14 pelo Grêmio e 21 pelo Corinthians, clube paulista onde foi campeão em 2012 e comandou o último jogo em 2016. Número que o coloca a três triunfos de igualar Vanderlei Luxemburgo e Edgardo Bauza na 10ª colocação de técnicos com mais vitórias na história competição.
➕: Flamengo é eleito o mais temido da Libertadores por portal da Argentina
Com o Flamengo apontado como um dos grandes favoritos ao título da atual edição, a expectativa é que o treinador consiga as três vitórias já na fase de grupos. Além do Millonarios, o Rubro-Negro é amplamente favorito nos outros jogos do grupo E, contra Palestino (CHI) e Bolívar (BOL). O treinador pode subir ainda mais no ranking a depender da campanha rubro-negra até o fim da competição.
O técnico com mais vitórias na Libertadores é Renato Gaúcho, que soma 50 trunfos em passagens por Grêmio, Fluminense e Flamengo. No comando do time gaúcho, o treinador também estará a beira do campo nesta terça e pode começar a ampliar sua marca histórica. Ele atingiu a marca com 15 jogos a mais que Tite, 80 a 65, mas disputou uma edição a menos.
Veja abaixo o ranking de técnicos com mais vitórias na Libertadores:
- Renato Portaluppi – 50
- Gabriel Uribe – 49
- Luiz Felipe Scolari – 47
- Luis Alberto Cubilla – 46
- Gastón Máspoli-45
- Marcelo Gallardo-45
- Carlos Bianchi – 44
- Cuca (Brasil) – 39
- Vanderlei Luxemburgo (Brasil)-38
- Edgardo Bauza (Argentina) – 38
- Tite-35
Tite prega equilíbrio por boa campanha do Flamengo na Libertadores
Em entrevista à Conmebol para projetar o Flamengo na Libertadores, Tite disse entender que o caminho para as vitórias está no equilíbrio. O tema, aliás, é assunto de praticamente todas as coletivas pós-jogo desde que o treinador chegou ao clube. Isso porque ele acredita que uma equipe precisa encontrar ponto estabilidade defensiva e ofensiva para ser considerada boa.
“Uma equipe que só se defende e prima por não tomar gol, vai perder. Uma equipe que, desequilibradamente busca só fazer gol e busca a mão de ser consistente, vai perder. Ela tem muito mais chances de perder”, disse o treinador, antes de completar:
“Quando ela consegue estabelecer um ponto de equilíbrio, aí sim vejo uma grande equipe. Eu não vou tolher uma equipe que tem um DNA criativo. Então é equilíbrio. Aliás, encontrar isso em mim é difícil. É desafiador estar equilibrado no meu dia a dia”, disse Tite.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.