Tite e Flamengo terão a chance de encerrar tabus contra o Juventude no jogo desta quarta-feira (26), no Alfredo Jaconi, às 20h, pelo Brasileirão. O treinador rubro-negro vai reencontrar equipe gaúcha que já treinou e não enfrenta desde 2006 e, apesar de retrospecto geral positivo, os times do comandante deixaram os últimos sete jogos sem vitórias.
O Juventude é da cidade natal de Tite, Caxias do Sul, e foi o trabalho entre 1997 e 98 que ajudou o treinador a ser mais reconhecido no Rio Grande do Sul. Adenor ganhou projeção nacional pouco depois pelo Caxias, rival, e primeiros reencontros indicavam grande dominância do técnico. Mas sua ex-equipe equilibrou retrospecto e virou “pedra no sapato”.
➕ Provável escalação do Flamengo hoje contra Juventude: Victor Hugo, Léo Pereira e Ortiz
O treinador do Flamengo enfrentou o Juventude em 16 jogos oficias na carreira. Venceu sete, empatou quatro e perdeu cinco (52% de aproveitamento). Entretanto, os últimos sete confrontos foram de três empates e quatro vitórias do adversário. Números que representam 14% de aproveitamento e contrastam com início de sete triunfos nos primeiros nove jogos.
Ele esteve na beira do campo por Grêmio, São Caetano, Corinthians e Palmeiras, mas só conquistou vitórias com o time gaúcho. O último jogo foi empate em 1 a 1 no comando do alviverde há quase 16 anos, no dia 17 de agosto de 2006, pelo Brasileirão.
Tempo esse que é o suficiente para o histórico não ser preocupação para os rubro-negros. O treinador foi campeão de tudo e treinou a Seleção Brasileira nesse hiato e chega ao confronto com status muito diferente do que tinha há 16 anos. Assim, esperança é que enfim encerre o jejum.
Veja histórico de Tite contra o Juventude
- Grêmio 3 x 1 Juventude – 2001 (Campeonato Gaúcho)
- Juventude 1 x 0 Grêmio – 2001 (Campeonato Gaúcho)
- Juventude 2 x 3 Grêmio – 2001 (Campeonato Gaúcho)
- Grêmio 3 x 1 Juventude – 2001 (Campeonato Gaúcho)
- Juventude 1 x 2 Grêmio – 2001 (Brasileirão)
- Juventude 0 x 2 Grêmio – 2002 (Copa Sul-Minas)
- Grêmio 2 x 0 Juventude – 2002 (Brasileirão)
- Grêmio 0 x 0 Juventude – 2002 (Brasileirão)
- Juventude 0 x 1 Grêmio – 2002 (Brasileirão)
- Grêmio 3 x 3 Juventude – 2003 (Campeonato Gaúcho)
- Juventude 2 x 1 Grêmio – 2003 (Campeonato Gaúcho)
- São Caetano 1 x 1 Juventude – 2003 (Brasileirão)
- Juventude 2 x 1 São Caetano – 2003 (Brasileirão)
- Juventude 1 x 0 Corinthians – 2004 (Brasileirão)
- Corinthians 1 x 2 Juventude – 2004 (Brasileirão)
- Palmeiras 1 x 1 Juventude – 2006 (Brasileirão)
*Fonte: Ogol
Tite revela emoção em retornar à cidade natal
O jogo tem componentes que vão além e são muito mais importantes que o retrospecto para Tite. Ele vai voltar a comandar um jogo na sua cidade natal, algo certamente ainda mais emocionante pela tragédia das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. No embarque da delegação, técnico comentou essa emoção.
“Eu tenho o privilégio de voltar a uma terra onde eu nasci. Onde tenho grandes amigos nos dois clubes. Tenho a sorte de ter sido educado pelo Seu Agenor e Dona Ivone e de ter estudado no Colégio Emílio Meyer. Tenho muitos componentes emocionais.”
Mas ele não esquece o objetivo dentro de campo e destaca o foco na vitória: “Temos a responsabilidade exata da dimensão do momento que nós estamos e do desempenho que devemos ter”.