Tite já inicia seu trabalho no Flamengo nesta terça-feira (10). O aguardado acerto com o treinador foi concretizado pela diretoria, que pode sofrer modificações com a chegada do técnico. De acordo com o portal Paparazzo Rubro-Negro, o novo comandante do Fla pode convidar um novo integrante para a gestão de Futebol para o clube.
A imprensa já destacou que Tite chega a Gávea com um elemento importante, diferente dos últimos treinadores. Por ser um técnico multicampeão e respeitado no futebol, Adenor terá uma espécie de “carta-branca” para tomar decisões importantes no Flamengo. A reformulação para 2024, por exemplo, é uma delas.
Leia mais: Flamengo aumentou gasto com dirigentes profissionais em 2022
Mas segundo o Paparazzo Rubro-Negro, o departamento de futebol da diretoria também pode ter um novo membro com Tite no cargo. Isso porque o agora treinador do Flamengo estuda um novo nome para o cargo de diretor-executivo de futebol, hoje ocupado por Bruno Spindel. Rodolfo Landim, presidente do Fla, deixou claro internamente o quão insatisfeito está com o trabalho de Spindel.
O que faz Bruno Spindel como diretor-executivo do Flamengo?
No cargo desde 2019, ou seja, primeiro ano do mandato de Landim, Bruno Spindel é o principal dirigente que trabalha nas negociações por reforços. Não à toa, é sempre Spindel ou Marcos Braz, VP de Futebol, que conversam com a imprensa a respeito das contratações. O dirigente foi tratado como pilar nos acertos com Bruno Henrique e Arrascaeta, por exemplo.
No entanto, Spindel e o departamento responsável pelas contratações vem acertando pouco nos últimos anos. Em 2022, Marinho, Fabrício Bruno, Pablo, Ayrton Lucas, Santos, Everton Cebolinha, Vidal, Pulgar e Varela foram contratados. Dos nove jogadores, dois já deixaram o Flamengo (Marinho e Vidal), quatro são reservas (Santos, Pablo, Varela e Cebolinha) e apenas três atuam na equipe principal (Ayrton, Fabrício e Pulgar).
2023 foi uma temporada de muita movimentação no mercado, mas pouco efetivo. Diversos jogadores foram ventilados no Flamengo, como, por exemplo: Wendel, Claudinho, De La Cruz e Bruno Méndez. Spindel e Braz, porém, só conseguiram trazer Gerson, Allan, Luiz Araújo e Rossi. O clube segue carente de peças em diversos setores.
Tite terá respaldo de Landim para mudanças no Fla
Com o desempenho ruim de Bruno Spindel no mercado da bola, Landim não descartaria mudar de diretor-executivo. De acordo com o portal Paparazzo Rubro-Negro, o presidente do Flamengo tem conversas frequentes e poderosas com Tite, e ambos falam a mesma língua quanto a projeção da próxima temporada do Mais Querido.
Landim entende que seu último ano de mandato será de muito trabalho. O presidente pretende acatar aos nomes sugeridos por Tite na janela de transferências, com intuito de colocar o Flamengo novamente no topo da América. O clube não terá receio em abrir a carteira para trazer mais reforços e voltar a ser dominante no mercado.