Tite foi denunciado pela Conmebol após subir o tom das críticas à entidade depois de vitória do Flamengo sobre o Bahia, na quarta-feira (28), pela Copa do Brasil. O treinador foi internado com quadro fibrilação atrial, consequência de arritmia cardíaca sofrida na altitude de La Paz, e afirmou que a entidade desrespeita a ciência ao não relativizar regra “absurda” para jogos acima do nível do mar.
“Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas traz uma série de problemas fortes. Se não derem um intervalo, vai dar problema. (…) É absurdo a Conmebol obrigar as equipes a estarem um dia antes, um desrespeito à ciência. Todas as pessoas, os médicos, sabem que a partir de 6h, 7h, 8h começa a ter dor de cabeça. A gente quer chegar na hora do jogo, aí o clube é multado”, disse Tite.
➕ Ramón Díaz diz que Corinthians se prepara para ‘guerra’ contra Flamengo
A Conmebol denunciou o treinador em dois artigos do Código Disciplinar. O primeiro é o 11.1, que fala em “atuar em todos os momentos com respeito e em estrita observância dos princípios de lealdade, integridade e esportividade. A entidade entende também que fala infringe o artigo 11.2, nos incisos b) e f). A pena prevista é de advertência ou multa.
- b. Comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza;
- f. Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a CONMEBOL em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento;
Portanto, Tite pode ser multado pela Conmebol após criticar justamente regras que pode gerar punição ao Flamengo. O clube foi denunciado por atrasado na chegada a La Paz, parte da estratégia para evitar a altitude, e também pela demora para retornar dos vestiários contra o Bolívar, local onde atletas utilizavam máscaras de oxigênio.
Flamengo encara o Peñarol nas quartas de final da Libertadores
As punições para Flamengo e Tite, que tendem a ser multas, devem sair antes das partidas entre Flamengo e Peñarol pelas quartas de final da Libertadores. O Mengão abre o confronto no Maracanã no dia 19 de setembro (quinta-feira), às 19h. Em seguida, decide vaga nas semis fora de casa, na quinta seguinte (26), no mesmo horário.
O Fla tem compromissos importantes antes de iniciar o duelo. A começar com partida contra o Corinthians, neste domingo (1º), pelo Brasileirão. Em seguida, pausa para a Data Fifa e retorno com decisão de vaga nas semis da Copa do Brasil, contra o Bahia, e depois clássico com o Vasco. Só então a equipe poderá enfrentar o time uruguaio.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.