O jogo contra o Cruzeiro ganha conotação importantíssima. Não só pela estreia de Tite no cargo de técnico do Flamengo, como também pelo objetivo do clube na temporada: classificar diretamente para a fase de grupos da Libertadores 2024. O time pode voltar para a zona de classificação se vencer.
Leia mais: Flamengo tenta quebrar longo jejum de vitórias no Mineirão em estreia de Tite
Isso porque o Grêmio perdeu para o Athletico, que ultrapassou momentaneamente o Flamengo com os mesmos 44 pontos. No entanto, os tricolores estão na terceira colocação, também com 44, e basta que o Rubro-Negro vença para garantir a subida da sexta para a quarta posição.
Porém, a situação do clube pode ficar ainda melhor. Existe a chance até de reassumir a vice-liderança, mas seria necessário uma combinação de resultados para isso. Palmeiras, atual quarto colocado, e Red Bull Bragantino, atual segundo, ainda jogam na rodada.
Os palmeirenses encaram o Atlético-MG no Allianz Parque, às 19h (Horário de Brasília) de quinta-feira (19), enquanto o Red Bull Bragantino joga uma hora depois contra o Santos, fora de casa. Para que o Flamengo ultrapasse o Palmeiras, além da vitória flamenguista, um empate palmeirense basta. Mas O Red Bull Bragantino precisa perder, já que tem 46 pontos e seis gols a mais do que o Mengão.
Tite precisa superar obstáculos contra Cruzeiro
Para estrear com vitória e colocar o Flamengo entre os primeiros colocados, Tite vai precisar acabar com um ‘fantasma’. É que a equipe não vence no Mineirão, local da partida, desde 2019. De lá para cá, são quatro derrotas seguidas para o Atlético-MG.
Além disso, o período marca apenas dois gols a favor do Mais Querido e para o rival. No entanto, o último confronto contra o Cruzeiro no estádio foi exatamente o que o Mengo saiu com a vitória. Aconteceu em 21 de setembro de 2019, antes do rebaixamento cruzeirense, e o placar foi de 2 a 1 para o Mengão.
Por outro lado, o Cruzeiro também não vive seu melhor momento jogando em casa. Além de estar em má fase, o clube não ganha no Mineirão há 11 meses. A última vitória por lá foi em jogo válido ainda pela Série B, antes do retorno do time à elite.
No entanto, o Cruzeiro ficou boa parte do ano sem o Mineirão por conta de intrigas das direções do clube e do estádio. Mesmo assim, são quatro empates e três derrotas em sete partidas, vivendo período ruim no local.