Tite muda estilo e conta com meio-campo ofensivo após lesão de Pedro
O Flamengo teve a infelicidade de perder seu artilheiro até 2025. O atacante Pedro sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e deixou o time sem referência. Isso porque as características dos jogadores são diferentes de Gabigol e Bruno Henrique, por exemplo, enquanto Carlinhos não joga a Copa do Brasil por atuar na competição pelo Nova Iguaçu em 2024. Tite vai mudar sua forma e jogar.
A informação foi publicada pelo Uol, que destacou a importância do meio-campo no novo estilo de jogo do Flamengo. Com características distintas para o ataque, tendo atacantes de mais mobilidade, o time precisa que o setor de meio-campo seja mais ofensivo. Segundo o portal, Tite e sua comissão técnica vem trabalhando dessa forma desde a segunda-feira (9), após perder o Camisa 9.
➕Flamengo quer manter histórico de sempre avançar após vencer ida fora de casa na Copa do Brasil
Os meio-campistas precisam dar um apoio maior na frente, pisando mais na área do que vinha acontecendo. Além disso, os meias vão jogar mais aproximados, associando mais o jogo, estilo que tende a agradar mais os torcedores do Flamengo pela envolvência quando a troca de passes acontece da maneira correta. Na Seleção Brasileira, com Gabriel Jesus no ataque, Tite já trabalhou dessa forma, pedindo para que os meias chegassem chutando. Volante que chegava como efeito surpresa, Paulinho é um grande exemplo.
Pedro era grande finalizador do time
Sem Pedro, o Flamengo vai precisar chutar mais bolas. O atacante era o maior finalizador da equipe, com 72 chutes a gol, de acordo com o Footstats. 42 foram na direção do gol, enquanto outros 30 chutes saíram. O segundo, Luiz Araújo, só aparece com 60 finalizações, uma boa margem de diferença.
Flamengo não vai contratar novo atacante
O prazo estabelecido por Marcos Braz foi a última terça-feira (10). Desistindo de Martial e vendo o Corinthians fechar com Depay, o Flamengo chegou a data sem nenhum acerto, e não tenta mais trazer jogadores livres no mercado após o fechamento da janela de transferências.
Negociando com Martial, o clube esbarrou em alta dificuldade financeira. Além disso, o histórico recente de lesões também afastou o Flamengo. Vale lembrar que o ex-Manchester United não entra em campo desde dezembro.
Tite tem meio-campo de qualidade para novo estilo
Se tem um elenco, no Brasil, capaz de atender o que pede o novo estilo de jogo de Tite, é o do Flamengo. O clube conta com jogadores de qualidade, principalmente no setor de meio-campo. Arrascaeta é craque já conhecido, e De La Cruz chegou para qualificar ainda mais esse setor. Gerson também vem desempenhando um bom papel.
De La Cruz tem 35 finalizações em 21 jogos, mostrando que pode ajudar a criar volume ao pressionar os adversários. Gerson tem 37 em 35 jogos. A tendência é que esses atletas ganhem cada vez mais importância no esquema tático de Tite, e o Bahia será o primeiro teste, mas ainda sem o uruguaio, que se recupera de lesão.