O técnico Tite está participando ativamente do planejamento do Flamengo para 2024 e deseja a contratação do zagueiro Léo Ortiz, destaque do Red Bull Bragantino. Caso a negociação se concretize, cenário mais provável, o defensor terá a oportunidade de evoluir sob o comando do técnico e viverá situação similar a do zagueiro Felipe, ex-Corinthians e hoje no Nottingham Forest.
Após se destacar pelo mesmo Bragantino, Felipe foi contratado pelo Corinthians do técnico Tite em 2012. Aos 22 anos, o zagueiro chegou ao clube paulista como uma promessa e recebeu atenção especial do comandante. Se nos primeiros anos pouco atuou, virou uma peça fundamental a partir de 2014 e começou a chamar a atenção.
Leia mais: Flamengo confirma uso de biometria facial no Maracanã em 2024
Em 2016, o Corinthians acertou a venda de Felipe ao Porto, de Portugal, por 6 milhões de euros (R$ 24,1 milhões, na época). Desde então, o atleta passou por Atlético de Madrid-ESP e está atualmente no Nottingham Forest-ING, sempre gerando dinheiro aos cofres paulistas. Além disso, foi chamado pelo próprio Tite para a Seleção Brasileira.
A situação de Léo Ortiz tem muitas similaridades com a de Felipe. O atleta é o grande destaque do Bragantino e desperta o interesse de muitos clubes brasileiros. Além disso, o próprio zagueiro entende que ser treinador por Tite é o ideal para a evolução necessária em sua carreira.
Por outro lado, o Flamengo não precisará vender Léo Ortiz para a Europa como fez o Corinthians. Aos 27 anos, o atleta chega ao Rubro-Negro com status de grande reforço e certamente vai brigar pela vaga no time titular desde o início. O objetivo do clube é que o salto de qualidade esperado resulte em benefício técnico ao Fla, e não financeiro. Léo, aliás, foi convocado para a seleção para substituir justamente Felipe.
O Mengão já tem um acerto com o jogador e negocia o valor de compra junto ao Red Bull Bragantino. A primeira proposta rubro-negra foi de 5 milhões de euros, cerca de R$ 26,3 milhões, mas o time paulista não aceitou e atrasou o desfecho positivo. Os clubes seguem debatendo e a tendência é o jogador vestir o Manto Sagrado em 2024.
Léo Ortiz pode ser o principal reforço do Flamengo para 2024
A possível contratação de Léo Ortiz foi exaltada pelo jornalista Joza Novalis, que produz análises sobre futebol. O jornalista destacou as qualidades do zagueiro e afirmou que ele tem potencial de ser o principal reforço do Rubro-Negro para a próxima temporada.
Joza garante que Léo será a solução para um grande problema do time: a saída de bola. Isso porque o zagueiro é muito qualificado com a bola no pé, não tem medo de arriscar os passes e tem a personalidade necessária para vestir o Manto. Por fim, destaca também capacidade que o atleta tem de se posicionar dentro da área e aliar sua percepção de jogo para superar os atacantes.
“Tem apenas 1,85m, muito pouco para um zagueiro, mas consegue fazer um trabalho espetacular inclusive no jogo aéreo, fazendo e evitando gols. O jogo do Ortiz é refinadíssimo, ele consegue fazer muito bem a saída de jogo, consegue trabalhar muito bem a condução para o corredor central, consegue fazer muitos bons passes… Ele é destro, mas entrega demais até mesmo quando atua como zagueiro canhoto. Impressiona a manutenção da qualidade do jogo dele quando ele está atuando pelo setor direito ou esquerdo”, disse Joza Novalis.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.