Contestado, Tite justifica mexidas em derrota do Flamengo

O torcedor que sonhava com o título do Campeonato Brasileiro sofreu um duro golpe nesta quarta-feira. O Rubro-Negro protagonizou mais um vexame em 2023, e foi derrotado por 3×0 para o Atlético-MG, em pleno Maracanã, em uma atuação irreconhecível do time comandado por Tite.
Após a partida, o treinador concedeu entrevista coletiva. Questionado sobre as suas substituições, Tite explicou as mudanças no segundo tempo e admitiu que precisou correr o risco de sofrer contra-ataques, pela necessidade de buscar a virada.
Leia mais: Arrascaeta culpa diretoria do Flamengo por fracasso em 2023
“Em termos táticos: Wesley para dar amplitude de um lado. O Bruno Henrique para ser um jogador de área, juntamente com o Pedro. Assim como nós fizemos no jogo contra o Red Bull. Mesmo posicionamento. Cebolinha aberto da esquerda, e dois jogadores de articulação, Arrascaeta e Gerson. Depois a vinda do Gerson para trás, para ter mais um jogador, um de criação, que era o Everton Ribeiro”, iniciou Tite.
“Precisávamos criar mais e fazer o gol. Tiramos o Thiago Maia para ter o Gerson um pouco mais atrás, para iniciar, e ter o Everton Ribeiro, um jogador de criação, de talento no passe, junto do Arrasca. Tentamos de alguma forma aumentar esse poderio ofensivo, mesmo deixando contra-ataque aberto. Mas precisávamos ser ofensivos pelas circunstâncias”, finalizou.
As substituições de Tite em derrota do Flamengo
Após um primeiro tempo equilibrado, apesar da vitória parcial do Atlético-MG por 1×0, o Flamengo voltou para o segundo tempo com apenas uma mudança. Tite trocou um lateral-direito por outro, Matheuzinho por Wesley. No entanto, o segundo gol do clube mineiro sai logo aos dois minutos, complicando ainda mais a vida dos donos da casa.
Precisando de três gols para seguir sonhando com o título, Tite fez mais uma mudança aos 10′: Everton Ribeiro no lugar de Thiago Maia. Aos 18′, o treinador tirou Everton Cebolinha e colocou Gabigol. Com essa mudança, Bruno Henrique passou para o corredor esquerdo, e o Flamengo ficou com Gabi e Pedro dentro da área.
Aos 31′, Everton Ribeiro ainda precisou deixar o campo, machucado, e deu lugar a Luiz Araújo. As mexidas, no entanto, não surtiram efeito, e o Rubro-Negro ainda sofreu o terceiro gol no final da partida.