Muitos se perguntam se Tite já foi técnico do Flamengo após a oficialização do clube. O MRN responde essa pergunta e traz um pouco sobre o caminho do histórico treinador até o Ninho do Urubu, nova casa do ex-técnico da Seleção Brasileira nas Copas de 2018 e 2022. Com esse currículo, percebe-se facilmente que bagagem, o profissional tem.
Antes que essa pergunta seja respondida e o torcedor saiba se Tite já treinou o Flamengo, é importante entender a história do treinador e por onde ele já passou. Afinal, a Seleção Brasileira não foi o único trabalho do técnico. Apesar de ser o mais marcante, para chegar até lá, foi preciso mostrar serviço em clubes brasileiros. E não foi só no Corinthians.
Leia mais: Conheça Tite, técnico do Flamengo
Tite iniciou a carreira de treinador nos anos 90, mas a elite nem sempre esteve ao seu alcance. Em 1990, por exemplo, seu primeiro clube foi o Garibaldi, do Rio Grande do Sul. O gaúcho ainda passou por Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude, para finalmente alcançar um clube de patamar mais elevado: o Grêmio, em 2001.
Após alcançar o nível alto, dirigiu o São Caetano, quando ainda era um time respeitável em 2003, antes de ter sua primeira passagem pelo Corinthians, em 2004. Mas o técnico seguiu trocando de clube ano a ano, passando por Atlético-MG (2005), Palmeiras (2006), Al Ain (2007), Internacional (2008) e Al Wahda (2010). Só então Tite fez um trabalho longevo, retornando ao Corinthians em 2010, onde ficou até 2015, antes de ir para a Seleção em 2016.
Afinal, Tite já foi técnico do Flamengo ou não?
Mas ao contrário do que alguns torcedores podem pensar, já que trata-se de um técnico brasileiro de alto nível, a resposta para a pergunta inicial é não. Tite comandou algumas equipes do futebol brasileiro, mas jamais esteve a beira do campo para passar instruções a jogadores do Flamengo.
Por consequência de suas capacidades, não foi por falta de oportunidade. Certamente, o clube quis contar com os trabalhos do profissional. Na própria temporada de 2023, Tite foi consultado pelo Flamengo após a demissão de Vitor Pereira. O treinador foi uma das opções de Rodolfo Landim e Marcos Braz antes da contratação de Jorge Sampaoli, em abril. Mas o técnico descansava com a família após a Copa do Mundo e só pôde aceitar o convite na reta final do ano.
Porém, essa não foi a única vez que Tite quase foi parar no Flamengo. Isso porque o treinador foi procurado pelo clube em 2005, quando o time precisava escapar do rebaixamento. Em uma primeira investida, a resposta foi ‘não’, e na segunda, o técnico pediu tempo para pensar. Com a urgência, o Mais Querido não podia dar esse tempo e Joel Santana ficou encarregado de salvar o time. Logicamente conseguiu, já que o Flamengo é até hoje um dos únicos três clubes do Brasil que nunca caíram para a Série B.
Se Tite ainda não havia tido a experiência de viver o Rubro-Negro, isso enfim vai acontecer e os torcedores esperam que dentro de alguns anos possam comemorar a passagem: ‘Tite já foi técnico do Flamengo, e dos bons! Com muita história e diversas taças no bolso’.