Tite tem início melhor que Vitor Pereira e Sampaoli no Flamengo
Tite passou pelo primeiro mês de Flamengo e em pouco tempo conseguiu implementar importantes melhorias no clube. Seu início no Rubro-Negro, inclusive, foi melhor do que o de Vitor Pereira e Sampaoli, seus antecessores em 2023, dando esperanças de um 2024 próspero para o Mais Querido.
Em seu primeiro mês pelo Flamengo, o técnico gaúcho esteve à beira do campo em sete jogos, com quatro vitórias (Cruzeiro, Vasco, Fortaleza e Palmeiras), um empate, no clássico contra o Fluminense, e duas derrotas (Grêmio e Santos), totalizando um aproveitamento de, aproximadamente, 61%.
Leia mais: Bragantino tem grande problema na zaga para encarar o Flamengo
Diante do cenário em que assumiu a equipe e o grau de dificuldade dos adversários, Tite já tem um trabalho bem avaliado. Mesmo em um contexto adverso, ele conseguiu ter um primeiro mês melhor que Vitor Pereira e Jorge Sampaoli.
Como foi o primeiro mês de Vitor Pereira no Flamengo
Vitor Pereira, técnico português contratado pelo Mais Querido para o início dessa temporada, teve números semelhantes nos seus trinta primeiros dias. Em oito partidas, o treinador obteve cinco vitórias, um empate e duas derrotas, atingindo 66% de aproveitamento, ou seja, número levemente superior ao de Tite.
Apesar das estatísticas semelhantes as do atual treinador do Flamengo, vale lembrar que com sua chegada no início de 2023, VP teve pela frente confrontos pelo Campeonato Carioca. Desse modo, enfrentou times de menor investimento e que, normalmente, não conseguem encarar de igual para igual um clube poderoso como o Rubro-Negro.
Além disso, foi justamente nos momentos de maior exigência para o português que o clube decepcionou. As derrotas para Palmeiras na final da Supercopa do Brasil e Al-Hilal na semifinal do Mundial de Clubes tiveram um peso maior do que os números, frios como são, refletem. Durante seu primeiro mês, a única vitória de VP para além dos jogos ocorridos no campeonato estadual foi pela disputa de terceiro lugar do Mundial, contra o Al-Ahly, do Egito.
Leia também: Chances de título do Flamengo caem pela metade após tropeço
Primeiro mês de Jorge Sampaoli
No final da fila vem Jorge Sampaoli. Em seus trinta primeiros dias a frente do Flamengo, o técnico argentino alcançou apenas 51% de aproveitamento em seus jogos. Com quatro vitórias, três derrotas e dois empates em jogos importantes contra Racing, pela Libertadores, e Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o início do treinador não empolgou a torcida.
Além dos empates, as três derrotas no primeiro mês da Era Sampaoli custaram caro. Os revezes contra Internacional, Athletico-PR e principalmente Botafogo, todos pelo Campeonato Brasileiro, tomaram do Flamengo pontos importantes. Números que seriam valiosos visando a atual corrida pelo título da competição.
Perspectivas para o Flamengo de 2024 no comando de Tite
Colocando na balança, então, o início de trabalho de cada um dos técnicos que estiveram a frente da equipe do Flamengo na atual temporada, é justo considerar que o começo de Tite é o mais animador dentre os três.
Embora a conquista do título brasileiro esteja distante, o desempenho consistente e a postura competitiva do time sob o comando do ex-técnico da Seleção Brasileira justifica o otimismo da torcida para o ano de 2024.