Tite pode imitar Guardiola para dar mais chances a Gabigol

14/12/2023, 11:28
Atualizado: 14/12/2023
Guardiola pode inspirar Tite com Gabigol no Flamengo

O técnico Tite vive um dilema no Flamengo para 2024. O treinador definiu que Pedro é seu centroavante titular. No entanto, Gabigol demonstra desconforto no banco de reservas e quer mais minutos na próxima temporada.

Em entrevista ao PodPah, Gabigol revelou que teve conversas com Tite para deixar claro sua insatisfação como reserva. No mesmo bate-papo, o Camisa 10 reforçou que sente que 2024 será um ano mágico para ele. Essa, inclusive, pode ser a última temporada do jogador no Flamengo. Gabi tem contrato até dezembro do próximo ano e ainda não conseguiu uma renovação.

Leia mais: Gabigol tem menor valor de mercado desde que chegou ao Fla

Mas como encaixar Gabigol em uma função muito bem feita por Pedro, que emplacou 35 gols na temporada? A fim de sanar essa dor de cabeça, o analista tático Raphael Rabello deu uma dica para Tite. O técnico do Flamengo pode inovar e propor uma nova posição para Gabigol. Assim como Pep Guardiola fez com Julian Álvarez, no Manchester City.

Como Julian Álvarez pode inspirar Tite com Gabigol

Gabigol já fez diversas funções nos quatro anos de Flamengo. O atacante se mostrou eficiente como um 9 goleador, na dupla de ataque e até mesmo saindo da área para criar jogadas. Quem também desfruta dessa variedade de características é Julian Álvarez, do City. Por isso, Pep Guardiola decidiu testar o jovem argentino de uma nova maneira nessa temporada.

Álvarez começou a jogar na equipe inglesa como uma espécie de 10, atuando por trás do trio de ataque. Guardiola colocou o argentino nessa posição por uma necessidade. Isso porque o De Bruyne, titular irretocável do City, está lesionado.

Foto: Reprodução/Falando de Tática

A posição de Álvarez nada implica o jogador de balançar as redes. Já são oito gols na temporada em apenas 23 jogos. O ponto positivo é que, consequentemente, o número de assistências também se destaca (são oito em 23/24). Nessa função, o argentino aparece como um garçom principalmente de Haaland. Mas em outros momentos, Julian Álvarez surge como um elemento surpresa na área do City.

Foto: Reprodução/Falando de Tática

Para o analista tático Raphael Rabello, Gabigol pode desempenhar essa função muito bem. O Camisa 10 tem uma ótima visão de jogo para servir seus companheiros e comprovou isso em 2022. Porém, Gabi não abdica de aparecer na grande área para chutar no gol. Essa, portanto, seria a posição perfeita para o jogador voltar a ganhar minutos e não ofuscar Pedro.

Foto: Reprodução/Falando de Tática

Dupla Gabi e Pedro 2.0

Pedro e Gabigol já jogaram juntos no ano passado. Dorival Júnior conseguiu encaixar a dupla que conquistou Libertadores e Copa do Brasil. Mas o apresentador do canal Falando de Tática desacredita que Tite testaria os jogadores como Dorival utilizava.

Tite não abre mão dos velocistas pelas pontas. O treinador até pediu reforço para o lado direito do seu ataque. Logo, é difícil imaginar que Gabigol desbanque Cebolinha, Luiz Araújo, Bruno Henrique ou um novo jogador em 2024. Segundo Raphael, o único momento em que Gabi e Pedro atuariam como uma dupla nesse esquema, seria na marcação. Os pontas baixam para auxiliar no meio-campo, enquanto o Camisa 10 e o Camisa 9 fazem a pressão na frente.

Foto: Reprodução/Falando de Tática

Mas e o Arrascaeta?

Com Gabriel atuando por trás do trio de ataque, quem sairia do time seria Arrascaeta. A ideia de ausência do craque na equipe titular desagrada muitos torcedores. Contudo, Raphael Rabello explica a decisão. O analista relembra que Arrascaeta não joga no seu ideal físico há algumas temporadas.

Ou seja, Gabigol seria uma opção para evitar o desgaste do meia, que não tem um reserva desde que chegou ao Flamengo em 2019. Além disso, cabe lembrar que em junho e julho de 2024 acontecerá a Copa América. A competição não se enquadra como Data Fifa e o calendário do futebol brasileiro segue normalmente.

Raphael Rabello propõe que Tite tenha uma variedade tática para encarar nove jogos sem o uruguaio. Arrascaeta é um desfalque quase certo, assim como Erick Pulgar. A dupla deve atuar pelas suas seleções na Copa América. Já Gabigol certamente não será convocado.


Compartilhe