Depois de se acertar por Léo Ortiz, o Flamengo tenta sua última contratação para fechar com sucesso a primeira janela de transferências do ano. Maycon, jogador do Corinthians e velho conhecido de Tite, é o alvo do Rubro-Negro.
O treinador do Flamengo foi o responsável pelas primeiras oportunidades de Maycon como profissional. O volante surgiu em 2016, ano em que Tite comandava o Corinthians. Foi o gaúcho quem bancou a estreia de Maycon após o volante brilhar na Copinha.
➕ Saída de Maycon divide opiniões de torcedores do Corinthians
Antes do jogo contra o Capivariano, pelo Paulistão 2016, Tite teve uma conversa com a então promessa para entender melhor sua preferência de jogo e ficou orgulhoso.
“Falei: ‘Se eu precisar de você um pouco mais atrás, pode fazer essa função?’ Maycon disse que sim. E começou a falar: ‘Tenho dificuldade na primeira bola. Se pego um jogador com mais imposição física, é difícil eu ganhar (a bola). Mas posicionamento eu tenho’. Fiz uma pergunta simples e ganhei uma resposta complexa”, comentou na época.
Maycon foi titular em jogos da Libertadores com 18 anos
A adaptação de Maycon foi rápida e o volante ganhava cada vez mais espaço no time. Um mês após sua estreia, o jogador foi escalado como titular contra o Cerro Porteño, em duelo válido pela Libertadores. Tite foi questionado por jornalistas sobre sua escolha e encheu a bola do jovem, que tinha apenas 18 anos na ocasião.
“Um menino que amadureceu, que está amadurecendo, que tem uma experiência que é do jogo. Às vezes vocês conseguem captar que tem atletas que têm capacidade de entender posição e função, fazer o funil. Ele é assim. Vou para o treino e ele faz. Vou para o jogo e ele faz. Ele se escalou, não fui eu”.
O Corinthians venceu por 2 a 0 e o treinador voltou a rasgar elogios a Maycon.
“Os jogos vão fazendo os atletas brigarem por posição. Que bom ver um garoto de 18 anos jogando futebol de um atleta de 27. Com uma maturidade, uma postura. Você tem de preencher espaços, movimentos que são essenciais. Ele tem uma noção de posicionamento muito boa. Ele teve confiança para jogar um jogo pesado como esse”, disse.
Primeiro gol como profissional foi sob comando de Tite
No dia 13 de março de 2016, Maycon balançou as redes pela primeira vez como jogador profissional. O meia agradeceu a Tite após marcar o gol: “Ele está me dando oportunidade, tento dar meu melhor sempre”, comentou.
O treinador retribuiu o carinho com mais elogios a Maycon, citando a importância da parte criativa do volante. “É o prêmio a todo trabalho da base do Corinthians. Eu apenas potencializo. Ele tem rodinha no pé, transição. Para um meio-campista, é importante. Não é brucutu, tem jogo”, explicou Tite.
Oito anos depois, Tite e Maycon podem voltar a trabalhar juntos, mas longe do Parque São Jorge. O Flamengo avançou para fechar a contratação do jogador, que pertence ao Shakhtar Donetsk, mas está emprestado ao Corinthians.