Tite é internado com fibrilação atrial após sofrer efeitos da altitude
A altitude de quase 4 mil metros em La Paz é o maior complicador de enfrentar o Bolívar no Estádio Hernando Siles. Os jogadores admitiram sentir os efeitos, e até mesmo o técnico Tite sofreu desse mal. O Flamengo, inclusive, publicou um informativo bem ruim referente ao técnico flamenguista.
Tite teve sua frequência cardíaca elevada em detrimento da altitude. Sentindo os efeitos ainda em La Paz, precisou ser atendido pelo Departamento Médico do Clube. Chegando ao Rio de Janeiro, apesar de lúcido e em estado estável, foi internado no Hospital Copa Star para seguir em observação.
➕Melhores momentos: Bolívar 1 x 0 Flamengo – Libertadores 2024
A boa notícia é que, por enquanto, não existe qualquer necessidade de cirurgia. A internação será tratada por meio de remédios e Tite ficará em observação após a confirmação, por exames, de uma fibrilação atrial. Ou seja, uma arritmia cardíaca que consiste na dessincronização das câmaras superiores do coração, tremendo ou fibrilando em vez de funcionar em sincronia.
Na coletiva de imprensa, Tite chegou a dizer que estava “ofegante, talvez com a pulsação maior que o normal”, imaginando ser uma mistura da tensão, euforia e efeitos da altitude. Isso, porém, já podia ser sintomas do problema.
O informativo do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que, após a partida de ontem, em La Paz, o técnico Tite passou mal e necessitou de atendimento do Departamento Médico rubro-negro. Foram detectadas elevações da frequência cardíaca e arritmia causadas pela altitude.
O treinador foi prontamente medicado e assistido pelos médicos e staff durante o retorno ao Rio de Janeiro. Após o desembarque, Tite foi encaminhado diretamente ao Hospital Copa Star para a realização de exames, que confirmaram a Fibrilação Atrial.
O laudo não apontou a necessidade de intervenção cirúrgica até o momento. O treinador está lúcido, estável, mas permanecerá internado para a reversão do quadro através de medicamentos. Desejamos uma rápida recuperação ao nosso comandante”, diz a nota do clube.
Gerson avisou que grupo sofreu efeitos da altitude: ‘Muita dor de cabeça’
Em La Paz, são 3640 m de altitude. Após a partida, Gerson chegou a falar sobre as dificuldades de atuar na Bolívia, avisando que sentiu muita dor de cabeça. Além disso, alertou para o resto do elenco, que também teria tido problemas.
“Muito difícil jogar aqui. Altitude é complicado. Não só eu, mas muitos companheiros meus estavam ali com muita dor de cabeça”, avisou na beira do campo, antes de complementar:
“Estou com muita dor de cabeça. Mas é Flamengo. Fui ao meu máximo (…) É sinistro jogar aqui (em La Paz). Só quem passa, sabe dizer”, encerrou.