Tina Turner fez show em clima de final no Maracanã em 1988
Um dos maiores ícones da história da música pop internacional, Tina Turner, morreu nesta quarta (24) aos 83 anos. Ela tem no currículo o feito de ser a mulher que mais levou público a um show individual na história. O feito aconteceu em 1988 no Maracanã e teve clima de final de campeonato.
O “Jornal do Brasil” de 18 de janeiro de 1988, dois dias depois do show, conta que as arquibancadas do estádio foram território das torcidas organizadas. Entre elas, a Torcida Jovem do Flamengo. As torcidas de Botafogo e Fluminense também estiveram representadas. Apenas os vascaínos faltaram.
Leia mais: ‘Santa Rita Lee’ abençoou os botafoguenses contra o Flamengo
Já o show de abertura contou com a presença da Beija-Flor. O intérprete Neguinho da Beija-Flor, ilustre torcedor do Flamengo, cantou uma música de sua autoria que até hoje embala as torcidas no estádio. “Logo a Beija-Flor atacou pra valer, com a bateria, as passistas e Neguinho puxando o samba ‘Domingo, eu vou ao Maracanã’ preparando o clima para a entrada de Tina”, relata o “JB”.
Público próximo ao maior do Flamengo no Maracanã
A estimativa é que 182 mil pessoas tenham assistido ao show de Tina. É pouco menos que o recorde de público oficial de jogos na história do estádio, o Fla x Flu da final do Campeonato Carioca de 1963, que registrou 177 mil pagantes e 194 mil presentes.
Já em matéria de shows, Tina Turner só foi superada pelo show do A-Ha no Rock in Rio de 1991, que registrou 198 mil pessoas no estádio.
Tina Turner é conhecida como Rainha do Rock’n Roll. Ao longo da carreira, ela vendeu mais de 100 milhões de discos no mundo inteiro. Entretanto, ela nunca teve outra noite como a de 16 de janeiro de 1988 no Maracanã.