Time envelhecido: Fla joga com média de idade mais alta entre brasileiros na Libertadores
O time do Flamengo vem oscilando durante toda a temporada, e uma das principais críticas dos torcedores tem relação com a média de idade do time. O clube conta com nomes com Diego Alves, Filipe Luís, Diego Ribas, da “geração 85”, além de outros jogadores que também não são mais tão novos, como Everton Ribeiro, com 33 anos, Arão, com 30, David Luiz, com 35, Pablo, com 31, Marinho, com 32, e muitos outros.
O elenco do Flamengo está envelhecido, o que dificulta o time em alguns momentos de imposição física, gás na marcação e diversos outros pontos chaves de um jogo de futebol. Entre os times brasileiros na Libertadores, por exemplo, o Flamengo foi o único que entrou no jogo de ida das oitavas de final durante a semana com um time que tinha uma média de idade com mais de 30 anos.
Leia Mais: Tweets sobre Vinícius Júnior envelhecem mal e escancaram clubismo e torcida contra
Para se ter noção, a média de idade mais baixa é do Athletico, com 23,5, e a segunda mais alta, atrás somente do Flamengo, é a do Fortaleza, com 29,4. O Palmeiras, atual campeão, jogou contra o Cerro no Paraguai com uma média de idade de 28,2. Veja a escalação do time do Flamengo que entrou em campo contra o Tolima, na Colômbia:
Santos; Rodinei, Léo Pereira, David Luiz, Filipe Luís; Andreas Pereira, Diego Ribas, Thiago Maia; Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol.
O Corinthians recebeu o Boca Juniors e colocou em campo um time com média de idade de 26,8, enquanto o Atlético enfrentou o Emelec com média de idade de 27,8. Veja uma relação com as médias de idade dos seis brasileiros no jogo passado da Libertadores do mais velho ao mais novo:
- Flamengo: 30,7
- Fortaleza: 29,4
- Palmeiras: 28,2
- Atlético: 27,8
- Corinthians: 26,8
- Athletico: 23,5
Não foi só entre os brasileiros que o Flamengo se destacou na média de idade
O problema já foi identificado por Dorival Júnior, que planeja uma redução de média de idade com contratação de jogadores mais jovens, mas até aqui, o Flamengo ainda não se movimentou, apesar do interesse em algumas joias argentinas de 22 anos. O problema fica ainda mais escancarado quando se olha o âmbito geral da Libertadores. Entre os times de fora do Brasil, o Flamengo segue entre os primeiros, atrás somente Libertad, e por muito pouco: 30,8. Atrás do Rubro-Negro, vem o Estudiantes, com 30,1.
- Libertad: 30,8
- Flamengo: 30,7
- Estudiantes: 30,1
- Tolima: 28,3
- Emelec: 28,2
- Boca Juniors: 27,9
- River Plate: 27,9
- Cerro Portenho: 27,6
- Colón: 27,1
- Talleres: 26,7
- Vélez Sarsfield: 26,5