Rafael Lisboa (Twitter: @rafinhalisboa)
Na manhã desse sábado, no Ginásio Neusa Galetti em Marília, O Flamengo precisava de uma vitória para se sagrar tricampeão consecutivo do NBB, Tetra no total. A equipe carioca venceu a primeira partida, com facilidade, na Arena da Barra por 91 a 69.
O primeiro quarto foi muito parecido com o do jogo no Rio de Janeiro, com o Flamengo começando bem melhor, e abrindo 17 a 7 ao se aproveitar dos erros da equipe paulista, e venceu o período por 25 a 11, com destaque para Olivinha que anotou oito pontos.
O segundo quarto foi o mais fraco tecnicamente dos dois jogos, com as duas equipes errando muito, Bauru com 36,8% de aproveitamento e Fla com 31,9%, o Flamengo soube aproveitar melhor o jogo interno e assim venceu o quarto por 15 a 14 e foi para o intervalo vencendo por 40 a 25.
Na volta do intervalo, mais uma vez o Flamengo voltou melhor, e se aproveitando do alto índice de acerto, principalmente nos três pontos, chegou até a abrir 26 pontos de vantagem, Bauru tentou uma reação mas perdeu o quarto por 22 a 14 e foi para o último quarto perdendo por 62 a 39.
No último quarto da 7ª temporada do NBB, surgiu um jogador que quase adiou o título rubro-negro: Robert Day. o ala bauruense anotou quatro bolas de três e chegou a dar esperanças ao torcedor de Bauru presente em Marília. Mas Nicolás Laprovittola, que foi eleito o MVP da Final , tratou de acabar com as esperanças do torcedor paulista ao anotar sete importantíssimos pontos e garantir o 4º título do clube carioca, terceiro seguido, na história do Novo Basquete Brasil.
Destaques:
MVP da Final: Nicolás Laprovittola
Bauru:
Cestinha: Robert Day com 23 pontos
Líder em assistências: Larry Taylor com 6 assistências
Líder em rebotes: Alex Garcia com 8 rebotes
Flamengo:
Cestinha: Laprovittola com 19 pontos
Líder em assistências: Laprovittola com 4 assistências
Líder em rebotes: Meyinsse com 8 rebotes