Tem espaço no Flamengo? 6 brasileiros em fim de contrato no exterior
MRN Informação | Paulo Oliveira — O Flamengo busca reforços para oxigenar o elenco nesta temporada de 2021, porém, a diretoria sabe que não pode ‘esticar a corda’ por conta da saúde financeira do clube. Sendo assim, o Mundo Rubro Negro traz uma lista de jogadores brasileiros que podem ser boas opções e estão em fim de contrato em seus clubes do exterior.
Otávio
O meia-ofensivo tem contrato com o Porto até junho deste ano de 2021, sendo assim, já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. O brasileiro teve seu nome ligado ao Palmeiras nos últimos meses mas nada oficial foi divulgado. A Roma, da Itália também demonstrou interesse na contratação do atleta. Com 26 anos, o jogador é considerado bom nome para o mercado europeu. No Porto desde 2014, Otávio fez 175 jogos pelo clube, 19 gols e 45 assistências.
Juan Jesus
O zagueiro brasileiro de 29 anos tem contrato até junho de 2021 e não vem sendo utilizado pelo treinador da Roma Paulo Fonseca, sendo assim, uma volta ao Brasil não está descartada. Revelado pelo Internacional, Juan foi negociado com a Internazionale de Milão em 2011, em 2016 foi emprestado para a Roma que, ao final do contrato, exerceu a opção de compra por € 8 milhões (R$ 29,2 milhões). Juan Jesus já atuou em 101 jogos pela Roma e marcou apenas um gol.
Fernandinho
Com 35 anos, o versátil jogador tem contrato com o Manchester City até o meio do ano e já pode assinar um pré-contrato. Mesmo que tenha idade avançada, Fernandinho tem a confiança de Pep Guardiola, sendo assim, ainda é peça importante no elenco do Manchester City. À primeira vista, uma volta ao Brasil seria complicada, já que o jogador ainda não decidiu o seu futuro e afirmou ter recebido uma proposta para trabalhar no clube inglês.
– Tomei a decisão de só definir meu futuro quanto a temporada acabar. Eu já recebi uma oferta, não para ser do estafe do Pep (Guardiola), mas sim um empregado do clube – disse Fernandinho.
Júnior Caiçara
O lateral-direito de 31 anos, atualmente, joga pelo İstanbul Başakşehir e ajudou a equipe na conquista do título inédito do Campeonato Turco de 19-20. Atualmente, o jogador está afastado fazendo um trabalho para recuperação de ritmo competitivo. Em 2020, Júnior rasgou elogios ao Flamengo, segundo ele, todo jogador queria estar no Rubro-Negro:
– O Brasil tem grandes clubes e posso falar muitos deles onde poderia jogar. Mas hoje, qual o grande clube que todo mundo fala? É o Flamengo. Em quesito estrutura financeira e tem um projeto para ganhar a Libertadores. Todo jogador queria estar no Flamengo hoje, mas não fechando as portas para os outros clubes que são grandiosos – disse ao ESPN
Jardel
O zagueiro de 34 anos está no Benfica desde 2011 e tem seu contrato encerrado em junho deste ano. Atualmente, Jardel acabou perdendo espaço na zaga titular da equipe por conta de lesões e da chegada de alguns jogadores para a posição, como: Vertonghen, Otamendi e Lucas Verrísimo, portanto, uma volta ao Brasil pode acontecer. 5 vezes campeão da Liga Portuguesa, Jardel já foi capitão do Benfica e atuou 284 vezes vestindo a camisa do clube.
Taison
Atualmente com 33 anos, Taison está desde 2013 na Ucrânia defendendo o Shakhtar Donetsk, entretanto, com contrato se encerrando no meio do ano, o jogador já disse ao clube que não quer renovar. A princípio, a prioridade do jogador é um retorno ao Internacional, porém, a realidade financeira do Colorado pode atrapalhar a negociação.
– O Internacional vive um problema financeiro muito grande, vamos ter que fazer muita economia esse ano, sermos muito zelosos. Os investimentos serão apenas pontuais e dentro de uma realidade financeira do Internacional, que é uma realidade muito difícil – declarou o VP de futebol do Inter, João Patrício.
Por fim, Taison atuou 297 vezes com a camisa do Shakhtar, marcou 55 gols e deu 78 assistências. O brasileiro ainda conquistou o Campeonato Ucraniano 5 vezes.