Luis Andrade exalta o Flamengo em entrevista a jornal português
O técnico do futebol feminino do Flamengo, Luis Andrade, concedeu entrevista ao jornal europeu A Bola. Nela, o português de 48 anos falou sobre sua saída do Benfica, os motivos que o fizeram trocar de país, elogiou seu novo clube e citou os seus objetivos no comando do Mengão – cujo contrato irá até dezembro de 2023.
Antes de ser anunciado pelo Flamengo, Luis Andrade só havia treinado o Benfica – entre julho de 2019 e dezembro de 2020. No período, as Encarnadas venceram 30 das 35 partidas disputadas. Além disso, levantaram dois títulos (Supertaça e Taça da Liga). Abaixo, destacamos as principais partes da entrevista.
Quero, porém depende…
– Surgiu através do Nilson Simplício, o meu empresário, que me perguntou se eu estava interessado em ser treinador de futebol feminino no Brasil. Disse-lhe que dependia do clube que estivesse interessado nos meus serviços. Quando ele me disse que era o Flamengo, fui logo falar com a minha esposa e com os meus filhos para saber o que eles pensavam da possibilidade de emigrar. E eles deram-me força para aceitar o convite – disse Luis Andrade, perguntado sobre como ocorreu o convite do clube.
O treinador ainda complementou: “Por isso, quando o nome do Flamengo apareceu, nem hesitei. É um clube enorme, seja no Brasil ou no mundo. É uma nação dentro da nação que é o Brasil. Vai servir para relançar ainda mais a minha carreira de treinador”.
Reciprocidade
– Acima de tudo, aceitei ir para um clube com a dimensão do Flamengo e que tem um projeto muito interessante. Posso dar volta muito grande à minha carreira, pois o Flamengo tem dimensão tremenda. Acredito que o Flamengo é um bom projeto para mim e eu sou um bom projeto para o Flamengo.
Libertadores
-O Flamengo ainda não tem no futebol feminino o peso que tem no masculino. O peso que tem no feminino é, agora, graças ao masculino. Um dos grandes objetivos do Flamengo é chegar à Libertadores.
Mas para isso acontecer, Luis Andrade sabe que o Flamengo precisa ter um bom desempenho no Brasileirão para conquistar vaga na Libertadores: “Sabemos que não é fácil, pois há grandes equipes no Brasileirão, que é um campeonato muito competitivo. Normalmente as equipes de São Paulo (como Santos e Corinthians) são as mais fortes. [..] As equipes de São Paulo rendem mais, porque há muito mais competitividade do que no Rio de Janeiro ou em outros estados”.
Darlene foi fundamental para a vinda de Luis Andrade
-Sim, falei logo com ela (Darlene) quando recebi a proposta. Perguntei como estava a equipe, se era equilibrada, como ela estava. A Darlene disse-me o melhor do clube. […] Fui muito bem recebido pela torcida e logo no dia da apresentação recebi inúmeras mensagens de apoio e de boas-vindas – detalhou Luis.
Família de Luis Andrade estará “unida” pelo Flamengo
-Acima de tudo, o Luis vai fazer o que gosta e sei que ele vai dar o máximo pelo Flamengo. O meu coração será sempre do Sporting e agora passará a ser também do Flamengo. Na nossa família, as meninas são do Sporting, os rapazes do Benfica e todos do Flamengo – disse Rita Vilas Boas, esposa de Luis Andrade.
Aliás, o primeiro compromisso do Flamengo em 2022 será a SuperCopa do Brasil (competição inédita, com oito equipes), no mês de fevereiro. Em seguida, o clube ainda disputará o Campeonato Brasileiro A1 e o Carioca.