De técnico a deputado: por onde andam os campeões da Copa do Brasil de 1990 pelo Flamengo
Chegou o dia! Nesta quarta (12), o Flamengo começa a decidir a final da Copa do Brasil 2022, contra o Corinthians. Em busca do seu quarto título, o Rubro-Negro joga na Neo Química Arena, às 21h45. E depois de falar sobre os jogadores dos títulos de 2013 e 2006, o Mundo Rubro-Negro relembra dos responsáveis pelo primeiro título, em 1990.
A Copa do Brasil foi criada em 1989, e logo na sua segunda edição o Flamengo já levantou o troféu. Foi o primeiro grande título após a “Geração Zico” na década de 80, mas com um remanescente importante: Júnior. O lateral voltou ao clube após anos no futebol italiano para comandar o time.
Leia mais: Em dia de final, relembre os títulos da Copa do Brasil conquistados pelo Flamengo
O time campeão era uma mescla de jogadores de renome no futebol e jovens da base. Os mais conhecidos eram Júnior, Renato Gaúcho e Gaúcho, enquanto as promessas eram Djalminha, Zinho, Marcelinho Carioca, entre outros que viriam a se destacar no cenário mundial futuramente.
Onde estão os campeões da Copa do Brasil 1990
Confira por onde andam os titulares da final contra o Goiás, no dia sete de novembro de 1990, no Serra Dourada, além de outros jogadores importantes na conquista.
Zé Carlos: multicampeão pelo Flamengo, Zé Carlos faleceu em 2009.
Ailton: atualmente é auxiliar técnico do Fluminense.
Vítor Hugo: foi técnico de times do interior nos últimos anos, mas hoje vive em Bauru, afastado do futebol.
Rogério Lourenço: técnico do Flamengo em 2010, Rogério Lourenço ficou por quatro anos no Al Nassr, da Arábia Saudita, e atualmente aguarda propostas de clubes brasileiros.
Piá: atualmente é jogador do time Master do Flamengo.
Uidemar: também integra o time Master do Flamengo.
Júnior: comentarista esportivo da Rede Globo.
Zinho: comentarista esportivo da ESPN.
Bobô: deputado estadual pelo PC do B, reeleito para o período de 2019 – 2023
Renato Gaúcho: técnico de futebol do Grêmio.
Gaúcho: artilheiro do Flamengo na década de 90, faleceu em 2016.
Fernando: se preparou para trabalhar como técnico, mas seguiu o caminho da gestão e hoje tem o projeto de trabalhar na Prefeitura de Santos.
Marquinhos: integrante do time de Master do Flamengo
Nélio: atuou como comentarista da BAND até 2019, e hoje trabalha no Rio de Janeiro na revelação de jovens jogadores.
Djalminha: comentarista da ESPN.
Marcelinho Carioca: empresário e gestor público.
Campanha do Flamengo no título de 1990
O torneio reunia os campeões e vices estaduais do ano anterior. Na primeira fase, o Flamengo eliminou o Capelense, de Alagoas, com 9 a 1 no agregado. Nas oitavas a vítima foi o Taguatinga, do Distrito Federal: 3 a 1 no somatório das duas partidas.
No entanto, nas quartas a dificuldade aumentou. O adversário foi o Bahia, e na primeira partida, fora de casa, os dois times empataram em 0 a 0. Em casa, o Mengão teve outro jogo complicado, mas Ailton marcou no segundo tempo e garantiu a classificação.
Posteriormente, na semifinal, o time comandado por Júnior não teve tantas dificuldades contra o Náutico: 3 a 0 no Maracanã e, com um time reserva, empatou em 2 a 2 fora de casa.
Na final o Flamengo enfrentou o Goiás. Na primeira partida, em Juiz de Fora, o Mengão venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Fernando, que ainda foi expulso nesta partida. Mas no Serra Dourada o jogo terminou 0 a 0, com o Rubro-Negro levando a taça da Copa do Brasil de 1990 para a Gávea.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.