Técnico do Bolívar prevê dificuldades contra Flamengo 'necessitado'

O Flamengo precisa vencer o Bolívar nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, para evitar classificação dos bolivianos e seguir na briga por vaga no mata-mata da Libertadores. O cenário e a qualidade do elenco rubro-negro fazem o técnico Flavio Robatto projetar grande dificuldade para sua equipe, mas ele garante que também aumenta ânimo dos jogadores para se provarem contra o Mengão.
“Muito difícil, muito. A equipe está muito necessitada, são obrigados a ganhar. Eles têm o melhor elenco do continente. Será muito difícil, mas esperamos estar a altura. (…) Esta quarta-feira será não só um desafio futebolístico, porque provavelmente estaremos classificados quando acabar a partida, mas sim um desafio pela glória. É um desafio emocional para os jogadores, que estão com muita gana para mostrar que podem ser protagonistas em um duelo tão difícil”, disse o argentino após vitória no Campeonato Boliviano.
➕: Jogador mais valioso do Bolívar custa menos que Evertton Araújo
Flavio destaca o desejo de garantir classificação, primeiro lugar do grupo e consequentemente melhor campanha da história do Bolívar na fase de grupos. Isso passa por vencer o Flamengo no Maracanã, o que já seria um feito para a equipe por si só, e o técnico quer que seus jogadores aproveitem chance de provar que podem enfrentar todos da Libertadores.
“(Espero) que consigamos garantir a classificação, fazer a melhor classificação da história do Bolívar, se ganharmos do Palestino, claro. E também assegurar o primeiro lugar, pois é importante para o que virá na sequência. (Aos torcedores) Agradecer e pedir que tenham fé e confiem que o Bolívar pode jogar de igual para igual. Teremos uma grande prova na quarta-feira, uma prova difícil, com uma das grande equipes da competição. Bom, se estamos aqui para jogar com todos, seguramente na quarta poderemos mostrar”, finalizou Flavio Robatto.
O Bolívar é líder do grupo com 10 pontos e garante classificação caso pontue contra o Fla, mas primeiro lugar apenas com vitória ou tropeço do Palestino. Já o Flamengo também torce por resultado negativo dos chilenos contra o Millonarios, nesta terça, mas ainda assim precisa vencer de qualquer maneira ou pode terminar rodada eliminado.
Jogo contra o Bolívar pode definir rumos de temporada do Flamengo
Se o Bolívar trata a partida desta quarta com grande importância, o Flamengo precisa estar ainda mais antenado ao entrar em campo. Isso porque um tropeço pode significar o time fora do mata-mata da Libertadores com uma rodada de antecedência e, mesmo que não eliminado, ficará em situação ainda mais complicada.
Derrota ou empate do Palestino contra o Millonarios, na Colômbia, pode deixar o cenário muito mais favorável para o Fla na última rodada. Os dois resultados farão o Flamengo assumir a segunda posição em caso de vitória sobre o Bolívar e retomar lugar na zona de classificação. Afinal, mesmo que empate em pontos, o time tem vantagem de saldo sobre os chilenos: 0 a -3, sendo que aumentará com triunfo.
Portanto, apesar de não depender apenas de si, o Flamengo tem cenário extremamente viável para classificação com duas vitórias em casa. Até porque, mesmo que o Palestino vença nesta terça, ainda tem duelo muito difícil na altitude de 3.640 metros de La Paz na última rodada.