Nesta quarta-feira (5), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) se reuniu para tomar uma decisão final sobre o edital do Maracanã. Por unanimidade, os conselheiros decidiram por manter a suspensão do processo de concessão do estádio.
Assim, a licitação definitiva do Maracanã passará por novas mudanças e o processo deve ser retomado em agosto. Flamengo e Fluminense administram o Maracanã através de Termo de Permissão de Uso (TPU), que termina dia 30 de abril. Dessa forma, os conselheiros não se opuseram a possível novo TPU.
Confira também: Flamengo pode perder Maracanã pelo resto da temporada após decisão de Tribunal de Contas
Na última semana, o relator do caso, Christiano Ghuerren, votou pela anulação do edital e também que o estado não possa renovar o TPU sem nova licitação. Por outro lado, o voto revisor do relator Márcio Pacheco sugeriu outra solução. Ele propôs que edital passe por novas alterações com acompanhamento de auditoria do TCE.
Nesta quarta, a conselheira Mariana Dias votou por manter a suspensão do processo até que cheguem novos esclarecimentos do Governo do Rio de Janeiro. Contudo, também votou pela permissão de novo TPU, pois o Governo do Rio teria que arcar com os custos do estádio até publicação de novo edital. Assim, todos os conselheiros, inclusive os que já tinham votado, acompanharam o voto de Mariana.
Flamengo e Vasco disputam administração definitiva do Maracanã
A 777 Partners, empresa dona do futebol do Vasco, é a principal concorrente de Flamengo e Fluminense pela concessão definitiva do Maracanã. A empresa fechou acordo com a WTorre para disputar a licitação. Contudo, a proposta da dupla pretende levar shows para o estádio.
O Flamengo entende que a principal função do estádio deve ser sempre o futebol e, por isso, existe divergência com a diretoria cruzmaltina. Além disso, segundo o jornalista Rodrigo Mattos, o a WTorre sugeriu instalação de grama artificial no Maracanã, pois desgasta menos que grama natural e permitiria 10 shows por ano no estádio.
O Vasco foi o principal responsável por questionar a prorrogação da TPU para Flamengo e Fluminense sem nova licitação. Afinal, o clube pretende escolher datas para disputar partidas no Maracanã. Por exemplo: o clube solicitou para disputar partida contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no estádio.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.