TBT na quarta? Conmebol relembra feito histórico de Gabigol há um ano
Hoje vai ter recorde do Gabigol? Pode ser que sim, mas pode ser que não. No entanto, há um ano, teve feito histórico do Príncipe da Nação. E o perfil da Libertadores fez questão de lembrar. Em um dia como hoje, um 4 de maio, só que em 2021, Gabi igualou Zico na artilharia da história do Flamengo no torneio sul-americano.
Leia mais: Empresário não descarta saída de jogador do Flamengo para o exterior
Há 365 dias, o Flamengo derrotou a LDU por 3 a 2, em Quito, no Equador. Gabi saiu como artilheiro da noite com dois gols e, assim, alcançando 16 gols com o Manto na Libertadores. Os mesmos 16 tentos que o rei Zico marcou no torneio pelo Rubro-Negro.
Contudo, o Príncipe superou a marca logo no jogo seguinte contra a Unión La Calera. Na ocasião, Gabi marcou de pênalti e se tornou o maior artilheiro da história do Flamengo na Libertadores. Hoje, o camisa 9 soma 25 tentos e é líder isolado do ranking.
Gabigol já quebrou e mira mais recordes ainda nesta Libertadores
Contra o Talleres, Gabi se tornou o brasileiro com mais gols por um clube pela Libertadores. O Príncipe da Nação já tem aos 23 gols pelo Flamengo no torneio. Sendo assim, ele ultrapassou Célio que somava 23 tentos pelo Nacional-URU. No ano passado, aliás, o rubro-negro já tinha superado os 16 gols de Pelé, pelo Santos, e os 20 tentos de Palhinha, pelo Cruzeiro.
Dentre os jogadores em atividade, Gabigol lidera o ranking de artilheiros por um clube. O Príncipe chegou aos 25 tentos e superou Carlos Tévez e Salvador Cabañas, ambos com 22 gols. Mas ele quer mais. E a chance de alcançar é grande.
Leia mais: Rubro-negros ironizam derrota do Flamengo para Athletico após demissão de Carille
Com um gol pelo Santos e 24 pelo Flamengo, Gabigol é o segundo na lista de artilheiros brasileiros da Libertadores. Mas, para o padrão do atacante, não faltam muitos gols para alcançar a liderança. Gabi precisa marcar mais cinco vezes para assumir a liderança de Luizão (29 tentos).
Ainda na Libertadores, o camisa 9 pode alcançar o feito de ser artilheiro da competição três vezes seguida. Algo que só o uruguaio Alberto Morena conseguiu (1974, 1975 e 1982) conseguiu. Por outro lado, Gabi ainda está um pouco longe de liderar a lista de maiores artilheiros por um clube. Isso porque o líder dessa lista é Alberto Spencer com seus 49 tentos pelo Peñarol. Ou seja, o ídolo do Flamengo ainda precisa balançar as redes 25 vezes para superá-lo.
Artilheiros do Flamengo na Libertadores (1960-2022)
- [25] gols – Gabigol
- 16 gols – Zico
- [16] gols Bruno Henrique
- 10 gols – Gaúcho
- 10 gols – Tita
- [9] gols – Éverton Ribeiro
- 7 gols – Marcelinho Carioca
- 7 gols – Nunes
- 6 gols – Adílio
- [6] gols – Arrascaeta
- 6 gols – Edmar
- 6 gols – Léo Moura
- 6 gols – Vágner Love
Artilheiros brasileiros da Libertadores
- 29 gols – Luizão
- [25] gols – Gabigol
- 25 gols – Palhinha
- 25 gols – Fred
- 21 gols – Jairzinho
- 21 gols – Célio
Maiores artilheiros da história do Flamengo
- 509 gols – Zico
- 264 gols – Dida
- 216 gols – Henrique Frade
- 204 gols- Pirillo
- 204 gols – Romário
- 154 gols – Jarbas
- 153 gols – Leônidas da Silva
- 151 gols – Bebeto
- 146 gols – Zizinho
- 142 gols – Índio
- 135 gols – Tita
- 128 gols – Adílio
- 124 gols – Durval
- 123 gols – Nonô
- [118] gols – Gabigol
- 117 gols Esquerdinha
- 116 gols – Joel
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro